HomeAcademiaATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: ESTRATÉGIAS PARA MANTER A VITALIDADE AO LONGO...

ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: ESTRATÉGIAS PARA MANTER A VITALIDADE AO LONGO DOS ANOS!

O envelhecimento é inevitável, mas a qualidade desse processo está diretamente ligada ao estilo de vida que escolhemos adotar ao longo dos anos.

A prática regular de atividades físicas não apenas evita o surgimento de doenças crônicas, mas também direciona nosso gasto de energia para processos metabólicos de proteção e manutenção do nosso potencial genético.

Neste cenário, descobrimos que é possível enfrentar o desafio de viver mais anos com vitalidade, energia e disposição.

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Qual o papel do exercício físico visando envelhecimento saudável?

O exercício físico pode ser usado no sentido de retardar e, até mesmo, atenuar o processo de declínio das funções orgânicas que são observadas com o envelhecimento, pois promove melhoras na capacidade respiratória, na reserva cardíaca, no tempo de reação, na força muscular, na memória recente e na cognição.

Qual é a importância da atividade física para os idosos?

Praticar atividade física em idades mais avançadas pode melhorar as habilidades de socialização, aumentar a energia, a disposição, a autonomia, a capacidade para se movimentar e a independência para realizar as atividades do dia a dia.

Qual é a importância da atividade física para uma vida saudável?

A prática de atividade física de forma regular e em níveis suficientes ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiopatias, diabetes e cânceres além de contribuir para a melhora da capacidade cardiorrespiratória; o fortalecimento muscular; a melhora da resistência física.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Atividade física e envelhecimento saudável: estratégias para manter a vitalidade ao longo dos anos!
Atividade física e envelhecimento saudável: estratégias para manter a vitalidade ao longo dos anos!

Preparando-se para um envelhecimento ativo aos 60 anos!

Aos 60 anos, é crucial considerar que podemos viver não apenas mais, mas melhor. Este é um desafio que exige preparação, pois se espera viver duas ou até três décadas a mais. A qualidade de vida na maturidade torna-se um objetivo a ser perseguido. Tratamentos antienvelhecimento, combinando medicamentos, exercícios, psicoterapias e até cirurgias, tornam-se ferramentas para retardar o envelhecimento e promover um envelhecimento saudável.

Estilo de vida: chave para uma longevidade ativa!

O estilo de vida emerge como a chave-mestra para viver além da expectativa de vida considerada “normal”. Uma combinação de hábitos saudáveis e atitudes positivas não apenas desenvolve capacidades funcionais, mas também previne o aparecimento precoce de doenças crônicas degenerativas, que muitas vezes resultam em mortes prematuras.

Começar a ser Pratique!
Começar a ser Pratique!

Características e hábitos associados à longevidade!

Moderação: As pessoas que vivem mais têm a moderação como denominador comum em sua vida. Isso se aplica à dieta, ao trabalho e à atividade física. O equilíbrio é a chave para uma vida longa e saudável.

Flexibilidade: Os longevos exibem flexibilidade psicológica, a habilidade de se adaptar às mudanças sem quebrar. Aceitar as mudanças e evitar hábitos rígidos são traços marcantes.

Aceitação de desafios: Os que vivem mais aceitam desafios, criam soluções quando necessário e não temem uma vida que se torne muito fácil. Enfrentam os obstáculos com uma mentalidade aberta.

Hábitos saudáveis: A atitude despreocupada em relação à saúde é um traço comum entre os longevos. Comem uma variedade de alimentos, sem restrições rígidas, e mantêm moderação no uso de álcool. Alguns fumam, outros não.

Relacionamentos: Os longevos valorizam os relacionamentos, mantendo contato contínuo com amigos e familiares. A felicidade no casamento também é um fator relevante.

Autoimagem positiva: A autoimagem positiva é uma característica marcante. Reconhecem os efeitos do envelhecimento, mas planejam desfrutar cada fase da vida com alegria.

Estilo de vida ativo: Participar de rotinas diárias que exigem atividade, seja social ou física, é uma prática comum entre os longevos. O envolvimento em trabalhos caseiros proporciona o ritmo e a atividade necessários.

A receita para um envelhecimento ativo e saudável envolve mais do que apenas exercícios físicos. Requer uma abordagem holística que inclui moderação, flexibilidade, aceitação de desafios, hábitos saudáveis, relacionamentos sólidos, autoimagem positiva e um estilo de vida ativo. Abraçar esses princípios pode ser a chave para desvendar os segredos da vitalidade ao longo dos anos.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Atividade física e envelhecimento saudável: estratégias para manter a vitalidade ao longo dos anos!
Atividade física e envelhecimento saudável: estratégias para manter a vitalidade ao longo dos anos!

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

 

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS