Conheça 3 vantagens da prática regular de atividade física

3
2550

Fazer atividade física regularmente é uma das principais escolhas feitas pelas pessoas que querem ter um corpo mais bonito e saudável. Seja musculação, hidroginástica, caminhada ou algum esporte, as vantagens de praticar exercícios físicos vão além do aumento da massa muscular ou da perda de gorduras localizadas. Neste post, listamos os 3 principais benefícios a curto, médio e longo prazo. Confira!

Atividade física para o corpo

Melhorar a aparência é uma das maiores motivações de quem faz atividade física. Quanto mais intensa for a atividade, maior será a queima de calorias. Com isso, a prática regular tem relação direta com a perda de medidas corporais. Além disso, os músculos trabalhados ficam mais fortes, definidos e resistentes. Devido aos impactos promovidos pelos exercícios, os ossos também têm sua massa fortalecida. Na pele, os efeitos incluem redução da aparência cansada, eliminação da acne, firmeza e elasticidade.

Um corpo bonito visualmente, no entanto, não é o único efeito dessa prática. Grandes mudanças são realizadas no organismo de quem pratica exercícios regulares. Dentre elas, estão o controle da pressão arterial, a redução dos níveis de LDL (tipo de colesterol prejudicial à saúde), o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento da disposição para realizar outras tarefas diárias. Além disso, a prática de atividades físicas previne doenças crônicas como diabetes, artrite e até alguns tipos de câncer.

Para a mente

A atividade física, quando praticada regularmente, também exerce influência sobre a saúde mental. Eles estimulam o desenvolvimento de novos neurônios no hipocampo, que é uma região do cérebro responsável pela memória. Outras áreas ligadas à cognição e ao raciocínio também são afetadas positivamente.

A prática de atividade física também ajuda a regular outras substâncias produzidas no cérebro. Uma delas é a endorfina, que tem relação direta com a sensação de bem-estar. Isso significa que quem pratica exercícios tem boa memória, bom humor, maior capacidade de concentração e melhor disposição mental. Esses efeitos ainda combatem o estresse e diminuem os sinais de depressão, porém, a eficácia depende, da intensidade e da frequência das atividades realizadas, dentre outros fatores.

Para o bolso

Outro benefício importante da prática regular de exercícios é que ela é um grande investimento pessoal. O dinheiro gasto com a mensalidade de uma academia, por exemplo, nunca será um desperdício. Muito pelo contrário: ele trará um retorno muito maior em saúde e bem-estar, coisas que não têm preço.

Muitas consultas médicas, exames e procedimentos, além das intervenções cirúrgicas, podem ser evitadas com a adoção de uma rotina mais saudável de exercícios. Pesquisas já confirmaram que pessoas sedentárias têm maiores chances de desenvolver doenças e outros problemas.

Além disso, pense o quanto você pode economizar enquanto pratica atividades físicas. Opte por percorrer a pé curtas distâncias nas quais você costuma usar o carro ou o transporte público, por exemplo.

Esses são os 3 principais benefícios da prática regular de exercícios físicos. Lembre-se de que a orientação e a supervisão de um bom profissional são fundamentais para a garantia da realização correta e eficácia das atividades. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here