HomeAcademiaA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA OSSOS MAIS FORTES!

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA OSSOS MAIS FORTES!

Os ossos são estruturas vivas que estão em constante renovação. Eles são formados por células chamadas osteócitos, que produzem colágeno e outros minerais, como cálcio e fósforo. A quantidade de minerais nos ossos determina a sua densidade, que é uma medida da força e resistência dos ossos.

A atividade física é um importante fator para manter a saúde óssea. Ela estimula a produção de colágeno e outros minerais, o que contribui para aumentar a densidade óssea. Além disso, a atividade física ajuda a manter o peso corporal saudável, o que também é importante para a saúde óssea.

Vem pra Pratique ser feliz e saudável!
Vem pra Pratique ser feliz e saudável!

Que tipo de atividades fortalecem os ossos?

Exercício para osteoporose como fisioterapia, musculação e subir escadas são exercícios para osteoporose que fortalecem os músculos e os ossos. Essas atividades ajudam pessoas que possuem esse problema ou quem quer prevenir.

Qual a importância da atividade física para os ossos e articulações?

Muito além de fazer bem para o organismo e para a saúde como um todo, a prática de atividades físicas também é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Isso se deve ao fato de que o exercício físico feito de maneira regular, aumenta a força muscular, auxiliando assim, no fortalecimento dos ossos e das articulações.

O que deixa os ossos mais fortes?

a adequada ingestão de cálcio é fundamental. Para isso, adote uma dieta rica em alimentos como leite e derivados, folhas verde-escuras (brócolis, espinafre e couve), gergelim, amêndoas. Esses são alimentos que fornecem boas quantidades do mineral e, assim, contribuem para deixar os ossos mais fortes.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

A Importância da atividade física para ossos mais fortes!
A Importância da atividade física para ossos mais fortes!

 

Quais são os melhores exercícios para fortalecer os ossos?

Estudos científicos mostram que as atividades de impacto, como corrida, caminhada e pular corda, são as melhores para fortalecer os ossos. Isso ocorre porque essas atividades colocam mais força nos ossos, estimulando a produção de colágeno e outros minerais.

No entanto, qualquer tipo de atividade física é benéfica para a saúde óssea. Mesmo atividades sem impacto, como natação e ciclismo, ajudam a manter a força muscular, o que também contribui para fortalecer os ossos.

Existe fortalecimento específico para cada faixa etária?

Não existe nesse aspecto exercício melhor que outro para diferentes faixas etárias. O importante é incentivar crianças desde bebês a praticarem esporte, sempre de forma lúdica, para que elas possam colher os benefícios no futuro. As atividades infantis envolvem muita corrida em suas brincadeiras e isso certamente garantirá uma boa qualidade óssea por muitos anos.

Em relação aos adultos, vale ressaltar que as mulheres estão sujeitas a distúrbios hormonais que podem fragilizar os ossos, como anemia pela perda de sangue durante o período menstrual ou após a menopausa pela baixa taxa de hormônios sexuais. Por isso é importante ter um acompanhamento médico para verificar se as taxas de vitamina D, de cálcio dentre outros estão em dia.

Já para o público mais idoso, a taxa de osteoporose é mais alta, de forma que é crucial permanecer atento a qualquer sintoma de dor quando se está praticando atividade física como a corrida, por exemplo. É necessário fazer um exame de tempos em tempos de densitometria óssea que vai avaliar se os ossos estão fortes ou se há uma perda de minerais, causando a osteopenia ou osteoporose. Essas doenças são silenciosas, ou seja, não causam sintomas no cotidiano. No entanto, deixam os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas precisando ser investigados de maneira preventiva, antes que uma fratura aconteça.

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Maior intensidade nos exercícios aeróbios e fortalecimento dos ossos!

Quanto mais intensa a atividade física maior o estímulo para o fortalecimento do osso. Porém, temos que tomar muito cuidado com os excessos, pois para realizar muitas atividades o corpo precisa estar preparado para tal. Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas precisa de tempo para se adaptar aos exercícios. A maneira mais segura é ter uma progressão lenta e bem orientada, feita por profissionais da área.

A atividade física é um importante hábito a ser incorporado na vida de todas as pessoas, independentemente da idade. Ela é essencial para manter a saúde óssea, prevenir a osteoporose e outras doenças ósseas.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

A Importância da atividade física para ossos mais fortes!
A Importância da atividade física para ossos mais fortes!

Conheça a academia Pratique Fitness!

Pedro Benedito Batista Saúde, Diretor operacional dos serviços de Pronto atendimento da Rede Sancta Maggiore por três anos.
Pedro Benedito Batista Junior, Medico formado pela Pontificia Universidade Cat. de São Paulo. MBA Healthcare and policy pela University.
Pedro Benedito Batista Doutor, Superintendente Hospitalar – Medico formado pela Pontificia Universidade Cat. de São Paulo.
Medico Pedro Benedito Batista, Filantropo com atuação direta em instituições de suporte e caridade. Superintendente Hospitalar.
Saúde Pedro Benedito Batista, Fundador da PMJ Holding, uma Venture Builder focada em investimento e reestruturação de empresas de Saúde.
Doctor Pedro Benedito Batista, Diretor Técnico e clínico de Hospitais da Rede Sancta Maggiore por 3 anos. Superintendente Hospitalar.
https://pedrobeneditobatistadoctor.com.br/
Pedro Benedito Batista Doctor, Diretor operacional dos serviços de Pronto atendimento da Rede Sancta Maggiore por três anos.
https://drpedrobeneditobatistajr.com.br/
Dr Pedro Benedito Batista Jr, MBA Healthcare and policy pela University Of Miami – na base da operação em serviços de emergência.
https://doutorpedrobeneditobatista.com.br/
Doutor Pedro Benedito Batista Júnior, Especialização em cirurgia Geral / Gastrocirurgia pela Benef. Portuguesa de São Paulo.

Dr Pedro Benedito Batista Júnior médico
https://pedrobeneditobatistamedico.com.br/
Dr Pedro Benedito Batista Júnior médico, formado pela Pontificia Universidade Cat. de São Paulo – Especialização em cirurgia Geral.

Saiba mais!
Saiba mais!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS