Aula de hidroginástica em dupla

0
274

Se você é daquelas pessoas que amam fazer atividades em conjunto, saiba que a aula de hidroginástica em dupla pode ser uma das opções mais interessantes para você.

É essencial que pratiquemos algum exercício físico – pelo menos duas vezes na semana –, mas isso pode ser um grande problema para as pessoas que não gostam de fazer atividades sozinhas (como musculação).

A hidroginástica é uma atividade cheia de benefícios – seja para a saúde física ou mental – e é ótima para todas as idades. Se você está em busca de mais movimento na sua rotina, essa pode ser uma opção valiosa.

 Aula de hidroginástica em dupla

A aula de hidroginástica em dupla é um pouco diferente de uma aula de hidroginástica convencional, pois os exercícios são voltados para as atividades em grupo.

Aqui o professor normalmente coordena a aula com a ajuda de alguns acessórios, como o macarrão (boia em formato cilíndrico e comprido) ou a bola (esse pode ser de vôlei ou aquelas com diâmetro menor).

Os exercícios dados em aula são variados, dependendo muito de como o professor coordena a aula e de qual é o objetivo dos alunos. A faixa etária também é algo que influencia.

Alguns professores gostam de aplicar exercícios em grandes grupos ou apenas se concentrar na dupla. Independente da escolha, todas as aulas são efetivas e proporcionam resultados.

O mais interessante de uma aula de hidroginástica em dupla é que além de todos os benefícios (que nós falaremos um pouco mais a seguir) as relações também são estreitadas.

Normalmente as duplas são formadas por pessoas que já se conhecem, principalmente casais. Realizar um exercício físico em casal estreita as relações e mudam a rotina.

Isso pode parecer pouca coisa, mas imagine um casal de idosos, por exemplo. Poucas são as novidades que podem aparecer em suas vidas, a hidroginástica é uma atividade que dará mais alegria e disposição.

Quais os principais benefícios da hidroginástica

Além de estreitar os laços familiares algumas horinhas de hidroginástica na semana são extremamente benéficas. É claro que tudo depende de como as aulas são conduzidas, mas de maneira geral o exercício:

  • Fortalece as articulações.
  • Ameniza sintomas de artrite e artrose.
  • Ameniza dores nas costas – podendo até mesmo resolvê-las por completo.
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimentos.
  • Ajuda na tonificação muscular.
  • Promove gasto calórico.
  • Aulas direcionadas podem ser consideradas tratamentos de fisioterapia.
  • Aumenta o ciclo social.
  • Diminui o estresse.
  • Proporciona relaxamento dos músculos.
  • Ameniza sintomas da ansiedade e depressão.
  • Melhora a eficiência do sistema cardíaco e vascular.

Outras modalidades de hidroginástica

Além das aulas de hidroginástica em dupla (ou até mesmo juntas com elas) há diversas maneiras de realizar as atividades. É possível também trabalhar várias modalidades em uma aula só.

Para trabalhar os membros superiores há a possibilidade de aulas de hidroginástica com bastão, halteres e bolas, por exemplo. Para quem deseja malhar mais os membros inferiores é possível utilizar bicicletas também.

Como os tipos de aula são bem variados, assim como a faixa etária e objetivo de cada aluno, é importante conversar com o profissional responsável. Ele poderá dar mais informações a respeito da aula.

Algumas academias separam as aulas por modalidades, outras separam as aulas por faixa etária, por exemplo. Se o seu objetivo for perda de peso é preferível buscar uma aula de hidroginástica mais dinâmica.

Mas nada impede de uma aula de hidroginástica em dupla ser focada na queima de caloria. Por isso que recomendamos conversar com o professor ou – se preferir – fazer uma aula experimental para descobrir o ritmo da aula.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here