Aulas de musculação para idosos é recomendado?

0
305

As aulas de musculação para idosos são projetadas especialmente para a terceira idade, levando sempre em consideração todas as suas capacidades, habilidades e também limitações.

Mas, será que a musculação é recomendada para quem não é mais tão jovem? A verdade é que não existe idade certa para se exercitar: todas são corretas! Atividade física, seja qual for, é importante para qualquer um, principalmente para quem está envelhecendo.

Afinal, se exercitar é uma forma de libertar o corpo das limitações da idade, e aumentar a saúde do organismo no geral, rejuvenescendo o corpo e a mente. Por isso, é importante saber mais sobre a musculação em qualquer idade.

Como funcionam as aulas de musculação para idosos?

As aulas de musculação para idosos precisam ter uma dinâmica diferente, principalmente para aqueles que decidem iniciar a atividade física depois de um longo período de sedentarismo, ou para quem possui doenças que fragilizam.

Em primeiro lugar, a escolha de exercícios deve dar preferência aos movimentos multiarticulares  e funcionais, visando trabalhar a coordenação motora. Além disso, é preciso ter um bom planejamento e estabelecer uma periodização de treinos.

Por fim, ter um tempo próprio para descanso é fundamental, e focar em dietas balanceadas e nutritivas, com muitas proteínas, também será de extrema importância para quem faz as aulas de musculação para idosos.

Benefícios da musculação para idosos

Existem diversos benefícios que as aulas de musculação para idosos devem trazer. Veja a seguir os principais deles, e descubra se vale a pena participar desse tipo de treino:

  • Alívio de dores

A musculação acaba proporcionando o alívio de dores, principalmente para quem possui artrite, artrose ou osteoporose. Isso porque o fortalecimento da musculatura protege o corpo contra choque, quedas e inflamações.

  • Prevenção de fraturas e outros problemas

A musculação para a terceira idade é muito famosa por ajudar a prevenir fraturas e outros problemas. Isso ocorre pois os exercícios ajudam no equilíbrio corporal, o que diminui a chance de quedas e, dessa forma, também de fraturas.

  • Fortalecimento dos ossos

As aulas  de musculação para idosos podem ajudar e muito no fortalecimento dos ossos, pois o treino aumenta a densidade óssea, principalmente para os alunos que possuem entre 50 e 70 anos. Isso também reduz o risco de fraturas.

  • Controle do peso corporal

A musculação é perfeita para ajuda no controle do peso corporal, porque quanto mais massa muscular uma pessoa possui, maior é a sua atividade metabólica. Ter controle do peso corporal evita doenças como obesidade e diabetes.

  • Controle da saúde cardíaca

A musculação é um dos exercícios físicos que mais ajudam na perda de gordura e fortalecimentos dos músculos. E essas são as duas principais qualidades que ajudam a evitar doenças e problemas no coração.

  • Saúde mental

Além de tudo isso, a musculação melhora a saúde mental de uma pessoa na terceira idade. Se exercitar regularmente elimina o estresse e ajuda a pensar com mais clareza, sem contar no nível de socialização que aumenta e deixa a pessoa mais alegre.

Conclusão: a musculação na terceira idade é recomendada?

Em suma, a musculação na terceira idade deve sim ser recomendada. Além de ser um exercício físico, que ajuda na manutenção da saúde do corpo, ela traz diversos benefícios para o organismo como um todo.

Dentre as opções para as pessoas mais velhas, essa é uma das mais completas, divertidas e vantajosas! Especialmente para quem possui complicações advindas do envelhecimento.

Portanto, as aulas de musculação para idosos são recomendadas e extremamente benéficas para esse grupo de pessoas. Se você deseja cuidar do corpo e da mente e retardar o envelhecimento, essa é a melhor opção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here