HomeHidroginásticaAulas de hidroginástica

Aulas de hidroginástica

As aulas de hidroginástica são excepcionalmente populares, com milhares de pessoas participando a cada semana. Entretanto, algumas pessoas ainda possuem certo preconceito associado a esse tipo de atividade, como associa-la apenas a pessoas mais velhas ou com alguma condição física limitante, por exemplo.

No entanto, nada disso é verdade. As aulas de hidroginástica normalmente oferecem mais benefícios à sua saúde e condicionamento físico do que a maioria das outras aulas de ginástica em grupo terrestre, queimando maior quantidade de calorias e exigindo maior resistência dos seus músculos.

Se você está pensando em experimentar as aulas de hidroginástica, estar atento a alguns fatores pode te ajudar a tirar o máximo proveito do seu tempo durante as atividades na piscina:

O que levar para as aulas de hidroginástica

Se você vai começar a praticar aulas de hidroginástica, é sempre importante se lembrar de levar um traje de banho adequado e uma garrafa de água, pois mesmo dentro da piscina é importante que você se mantenha hidratado.

O fundo da piscina é surpreendentemente áspero o suficiente para que você machuque seus pés depois de uma hora andando, correndo e pulando no fundo da piscina. Por isso, muitos participantes das aulas de hidroginástica optam pelo uso de sapatos aquáticos.

Escolha o melhor local na piscina

Isso vai depender do estilo de aula, mas geralmente, o melhor lugar para ficar é onde a água chega até o peito, já que é a mais versátil para as aulas de hidroginástica e permite que a maioria dos exercícios aconteça com todos os membros se movimentando debaixo d’água, que é onde você obterá o máximo de benefícios dos exercícios que está fazendo.

Você não precisa necessariamente nadar na maioria das aulas de hidroginástica padrão e, se estiver menos confiante, deverá ficar em águas um pouco mais rasas e ficar mais perto da borda da piscina. Assim, se em algum momento você precisar de uma pausa, poderá se afastar.

Se exercite no seu ritmo

Um dos grandes benefícios das aulas de hidroginástica é que você pode ir completamente ao seu nível, sem qualquer pressão. Isso significa que, se você é novo nos exercícios ou simplesmente está retornando de um longo período de afastamento, poderá trabalhar cada vez mais intensamente a cada sessão, aumentando sua intensidade de acordo com o conforto de seu organismo.

Para obter os melhores resultados, mantenha as pernas os braços fortes e firmes à medida que você se move. Isso diminuirá a amplitude do movimento, mas você obterá um resultado de condicionamento físico muito melhor.

Respeite suas limitações

Quando você tem muitas pessoas se movendo em uma piscina, as ondas se agitam. Certos exercícios, como o levantamento de pernas, têm um desafio adicional de equilíbrio, já que você está tentando lutar contra o movimento da água.

É difícil. Pode não ser o treino mais difícil que você já fez, mas é definitivamente desafiador porque é completamente diferente das atividades físicas realizadas em terra.

Entretanto, também é um treino altamente adaptável. Existem muitas maneiras de modificar movimentos, por isso, se algo parecer desconfortável não se sinta constrangido em comunicar seu instrutor. Ele com certeza estará disposto a ajudá-lo e tornar o exercício mais confortável e adequado a suas limitações.

Antes de iniciar suas aulas é recomendado que seja realizada uma consulta prévia com um médico capacitado, para que ele possa liberar a realização de atividades físicas. Essa recomendação é especialmente válida para gestantes e pessoas em recuperação de alguma doença ou cirurgia.

Não se preocupe, os alunos e instrutores das aulas de hidroginástica são receptivos e você com certeza será bem recebido e acolhido!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS