HomeAcademiaTREINO PERSONALIZADO PARA ENVELHECER COM SAÚDE E VITALIDADE!

TREINO PERSONALIZADO PARA ENVELHECER COM SAÚDE E VITALIDADE!

À medida que o tempo avança, é natural desejar manter-se ativo, saudável e cheio de vitalidade, especialmente à medida que enfrentamos os desafios do envelhecimento.

Nesse contexto, um programa de treinamento personalizado surge como uma poderosa ferramenta para promover não apenas a longevidade, mas também a qualidade de vida.

Ao adaptar os exercícios às necessidades individuais e objetivos específicos, o treinamento personalizado não só fortalece o corpo, mas também a mente e o espírito, permitindo envelhecer com graça, força e plenitude.

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Qual o melhor exercício para envelhecer bem?

Para um envelhecimento saudável, é fundamental saber também quando parar e não exigir do corpo até chegar à fadiga. A prática regular de treinamento aeróbico, como caminhada, corrida e natação, também contribui para melhorar e preservar o funcionamento adequado do coração e dos pulmões.

Como promover um envelhecimento ativo e saudável?

Caminhada, exercícios na água, dança, alongamento, são os mais indicados, porém, é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde antes de iniciar um programa de atividades físicas.

Quais são os três pilares do envelhecimento ativo e saudável?

A recomendação da OMS para o envelhecimento ativo da população toma por base o conceito de atividade, atrelado a quatro pilares: saúde (bem-estar biopsicossocial), participação (social – cidadania – cultural, espiritual), segurança/proteção e aprendizagem ao longo da vida (aprendizado formal ou informal).

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Treino personalizado para envelhecer com saúde e vitalidade!
Treino personalizado para envelhecer com saúde e vitalidade!

Confira alguns passos essenciais para envelhecer com saúde e vitalidade!

Treinamento de força: Alicerçar-se em músculos fortes e ossos densos é crucial à medida que envelhecemos. Integre exercícios como agachamentos, levantamento de peso, flexões e puxadas em seu regime. Comece com pesos leves, avançando gradualmente conforme você se sente mais poderoso e confiante. Dedique de 2 a 3 sessões de treinamento de força por semana, reservando um dia para descanso e recuperação.

Flexibilidade e equilíbrio: A flexibilidade e o equilíbrio são fundamentais para manter a mobilidade e prevenir lesões. Reserve um tempo para alongamentos que mantenham a amplitude de movimento das articulações. Explore também atividades que desafiem seu equilíbrio, como ficar em pé em uma perna ou praticar yoga, para fortalecer sua estabilidade e reduzir o risco de quedas.

Cardiovascular: Cuide do motor do seu corpo – o coração – com exercícios cardiovasculares. Escolha atividades que lhe tragam alegria, como caminhada, natação, ciclismo ou dança, e comprometa-se com pelo menos 30 minutos de atividade, 3 a 5 vezes por semana. Isso não só beneficiará seu sistema cardiovascular, mas também aumentará sua resistência física.

Resistência: O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma opção empolgante para indivíduos mais velhos. Essa técnica oferece benefícios para a saúde sem sobrecarregar as articulações, alternando explosões curtas de exercício intenso com períodos de recuperação mais leves.

Começar a ser Pratique!
Começar a ser Pratique!

Aquecimento e resfriamento adequados: Prepare seu corpo para o esforço com um aquecimento adequado antes do treino e ajude-o a se recuperar com alongamentos suaves e resfriamento após o exercício. Isso não só reduzirá a rigidez muscular, mas também ajudará na prevenção de lesões.

Nutrição balanceada: Alimente seu corpo com uma dieta equilibrada, repleta de frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Mantenha-se hidratado ao longo do dia, garantindo que sua pele brilhe e suas articulações permaneçam lubrificadas.

Descanso e recuperação: Respeite os sinais do seu corpo e permita que ele descanse e se recupere entre os treinos. O descanso adequado é crucial para evitar lesões e garantir que seus músculos se reparem e cresçam.

Consulte um profissional: Antes de iniciar qualquer programa de treinamento, consulte um médico ou profissional de saúde, especialmente se tiver alguma condição médica pré-existente. Eles podem oferecer orientação personalizada e garantir que você esteja seguindo um plano seguro e eficaz.

Envelhecer com saúde e vitalidade não é apenas sobre os anos que você vive, mas como você vive esses anos. Ao incorporar esses princípios de treinamento personalizado em sua vida diária, você estará construindo a base para um futuro cheio de vigor, energia e bem-estar. Lembre-se, o segredo está no equilíbrio – adapte seu programa de treinamento às suas necessidades individuais e desfrute dos frutos de uma vida bem vivida.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Treino personalizado para envelhecer com saúde e vitalidade!
Treino personalizado para envelhecer com saúde e vitalidade!

Conheça a academia Pratique Fitness!

Bem-estar garantido na Pratique!
Bem-estar garantido na Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS