HomeAcademiaO QUE VOCÊ PRECISA PARA INICIAR NA ACADEMIA?

O QUE VOCÊ PRECISA PARA INICIAR NA ACADEMIA?

Você decidiu dar um passo em direção a uma vida mais ativa e saudável, entrando no universo da academia? Seja você um novato total ou alguém que está retornando após um período de inatividade, este guia é o mapa para te orientar nessa jornada de transformação física.

Vamos desbravar as etapas essenciais para garantir que você alcance seus objetivos de forma eficaz e duradoura.

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

O que preciso para começar a ir à academia?

Para começar qualquer atividade física de alta intensidade é necessário procurar um médico para checar a saúde em geral e receber o atestado que está apto para realizar as atividades.

Quantas vezes um iniciante deve treinar?

O ideal para o iniciante é treinar três vezes por semana. Nada de se exercitar todos os dias, pois os músculos só aumentam quando o corpo está em repouso, ou seja, após e não durante os treinos.

Como começar academia do zero?

Conheça o seu corpo. Antes de começar a atividade física, é muito importante conhecer os limites do próprio corpo. Busque orientação. Iniciantes na academia: Use roupas adequadas. Hidratação é fundamental. Alterne os exercícios. Tenha um plano de treino, mas não tenha prazos.

A Pratique tem professores de ponta para te auxiliar no que for preciso, venha treinar conosco!

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

O que você precisa para iniciar na academia?
O que você precisa para iniciar na academia?

Exame médico: a base para um treino seguro!

Antes de mergulhar no mundo do treinamento físico, o primeiro passo é realizar um exame médico. Essa etapa é crucial para identificar possíveis patologias ou condições crônicas que podem ser agravadas pelo exercício. Lembre-se, o exame não é apenas um protocolo, mas sim a chave para personalizar seu treino de acordo com suas necessidades de saúde.

O exame de bioimpedância é muito importante, venha fazer o seu na Pratique!

Escolha sua unidade e faça sua Bioimpedância!
Escolha sua unidade e faça sua Bioimpedância!

Onde treinar: escolha com sabedoria, treine com propósito!

As opções são vastas – academias, parques, praças, estúdios, boxes. Cada local oferece uma experiência única, mas a escolha deve estar alinhada com seus objetivos. Se o seu foco é a hipertrofia, academias são mais indicadas. Independentemente do local, a orientação de um profissional é vital para evitar treinos desorganizados e sem propósito.

Alimentação: o combustível para seu sucesso!

Ajustar sua alimentação ao seu treino é um passo crucial. Consultar um nutricionista é a melhor abordagem para alinhar sua dieta aos objetivos desejados. Lembre-se do tripé do treinamento: treino, alimentação e descanso. A disciplina alimentar é um dos pilares para alcançar resultados surpreendentes.

Com o Pratique Nutri você faz consulta com os melhores profissionais da áreas! 

Pratique Nutri!
Pratique Nutri!

Objetos de treino: preparação é a chave!

Garanta que está equipado corretamente: tênis apropriado, frequencímetro, roupas adequadas, aplicativos para corrida (se for sua escolha) e garrafa d’água são essenciais. A necessidade varia conforme o treino e o local. Sempre consulte seu professor para orientações personalizadas.

No treino: adaptação, fundação do sucesso!

O primeiro treino, conhecido como treino de adaptação, é crucial. Ainda que seja leve, ele prepara sua estrutura corporal para desafios mais intensos. Com aquecimento, parte principal e alongamento/relaxamento, esse treino visa aumentar resistência muscular, adaptar o sistema neural e melhorar a coordenação motora. Não subestime sua importância para evitar lesões futuras.

Foco no objetivo: a individualidade do treino!

Cada pessoa tem um objetivo único – emagrecimento, definição, hipertrofia. Desenvolver um treino personalizado é a chave para eficiência. Lembre-se, não existe um treino perfeito. A constante adaptação e ajustes são essenciais para garantir que seu treino evolua junto com seus objetivos, biótipo físico e resposta do corpo aos estímulos.

Aulas em grupo: socialização com moderação!

Aulas em grupo oferecem variedade e socialização, mas iniciantes devem ter cautela. O corpo precisa de tempo para se adaptar antes de enfrentar atividades mais intensas. Espere um ou dois meses antes de embarcar em aulas mais intensas, garantindo que seu professor esteja ciente do seu nível de treinamento.

Na Pratique temos aulas coletivas de dança, que ajudam muito na socialização, venha conhecer!

Coletivas de dança
Coletivas de dança

Uma nova jornada começa agora!

Ao iniciar na academia, lembre-se de que essa é uma jornada pessoal. Seja consistente, ouça seu corpo e ajuste seu treino conforme necessário. Com o suporte de profissionais qualificados, uma abordagem holística para saúde e fitness, e sua determinação, você está prestes a conquistar não apenas uma transformação física, mas uma nova forma de viver. Rumo ao seu melhor eu!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!
O que você precisa para iniciar na academia?
O que você precisa para iniciar na academia?

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS