HomeAcademiaCOMO FUNCIONA O INÍCIO DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA ACADEMIA?

COMO FUNCIONA O INÍCIO DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA ACADEMIA?

Iniciar uma jornada de atividade física na academia não é apenas sobre levantar pesos e correr na esteira. É uma jornada de autodescoberta, superação e transformação. Compreender as diferentes fases dessa jornada não só proporciona clareza, mas também ajuda a estabelecer metas realistas, evitando frustrações e desistências.

Vamos explorar o processo de adaptação ao exercício ao longo de seis meses, destacando as mudanças físicas e mentais que ocorrem durante cada etapa.

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Como funciona os primeiros dias de academia?

Como são os exercícios no primeiro dia de academia? O primeiro dia na academia geralmente serve para que o(a) aluno(a) conheça os exercícios e inicie uma adaptação com o exercício físico. Conhecerá o local, equipamentos, materiais, como realizar os movimentos, fará amizades.

O que devemos fazer para começar uma prática de atividade física?

Comece com uma atividade que não exija tanto preparo físico, como uma caminhada, bicicleta, musculação leve ou outras atividades ao ar livre. É indicado iniciar o treinamento por cerca de duas vezes na semana e de forma progressiva, conforme a sua adaptação, aumentar a frequência gradativamente.

Os professores da Pratique são muito bem preparados para te acompanhar desde o inicio do seu treino!

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

Qual o tempo de adaptação na Academia?

O período adaptativo tem duração média de 2 a 4 semanas, e não necessariamente vai ser o mesmo durante todo este período. Mas a duração vai depender bastante de cada aluno, bem como da frequência semanal.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Como funciona o início da prática de atividades físicas na academia?
Como funciona o início da prática de atividades físicas na academia?

1º mês: adaptação e a teoria dos 21 dias!

Nos primeiros trinta dias, seu corpo está se adaptando à nova rotina. É comum sentir cansaço rápido e a sensação de que talvez isso não seja para você. No entanto, lembre-se da teoria dos 21 dias: neurologistas afirmam que o cérebro leva esse tempo para se ajustar a um novo hábito ou rotina. Cada pessoa é única, e esses 21 dias podem variar, mas não desista. Sua jornada está apenas começando.

2º mês: ganho de resistência e desenvolvimento muscular!

Ao entrar no segundo mês, seu corpo começa a ganhar resistência, força muscular e flexibilidade. A disposição aumenta, e você se sentirá mais capaz durante a atividade física. Este é o momento em que os resultados começam a se manifestar, e a persistência começa a mostrar seus frutos.

3º mês: endorfina, metabolismo e bem-estar mental!

No terceiro mês, a produção de endorfina aumenta, e o metabolismo acelera. Essas mudanças promovem adaptação ao esforço, relaxamento, bem-estar mental e diminuição da ansiedade. Além disso, o aumento da força óssea é notável, proporcionando benefícios tanto físicos quanto mentais.

Comece a treinar na Pratique!

Começar agora!
Começar agora!

Segunda Etapa: Desenvolvimento!

4º mês: aumento na queima de gordura!

No quarto mês, ocorre um aumento na queima de gordura. Isso se deve ao fato de que, inicialmente, o corpo utiliza a glicose como fonte de energia. Com o tempo, ele se adapta a utilizar tanto a glicose quanto a gordura, resultando em uma queima mais eficiente. A regularidade nos exercícios melhora ainda mais essa transição, otimizando o uso da gordura como combustível.

5º mês: consolidação e benefícios duradouros!

Neste ponto, o risco de desistência diminui significativamente. Seu corpo está agora adaptado à rotina de exercícios, e os benefícios são evidentes: aumento da disposição, diminuição do estresse e cansaço, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da força e resistência muscular, além do fortalecimento dos ossos e articulações.

6º mês: hipertrofia muscular e transformação completa!

Ao atingir o sexto mês, os músculos começam a aumentar de tamanho. A hipertrofia não apenas melhora a estética, mas também a força e a capacidade de suportar cargas maiores. Essa fase completa o ciclo de transformação, protegendo contra dores e danos causados pelo treino anterior.

A jornada de seis meses na academia é mais do que um compromisso físico; é uma jornada de autodescoberta e superação. Compreender as diferentes fases permite que você abrace as mudanças, ajustando-se às necessidades do seu corpo. Lembre-se, cada pequeno passo conta, e o resultado é uma versão mais forte, saudável e confiante de si mesmo. Continue perseverando, pois, a transformação está apenas começando.

A Pratique te acompanha a cada passo!

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos.

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!
Como funciona o início da prática de atividades físicas na academia?
Como funciona o início da prática de atividades físicas na academia?

Conheça a academia Pratique Fitness!

 

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS