Cada vez mais as pessoas estão se interessando por treinos na academia, até mesmo quem nunca teve interesse algum em praticar alguma atividade física.

Essa procura crescente se dá, na grande maioria dos casos, por conta do aumento da preocupação com a saúde física e mental. Já é sabido dos diversos benefícios que a prática constante de atividades físicas pode trazer às nossas vidas.

De maneira geral, exercícios físicos resultam em qualidade de vida e é exatamente isso que todos procuram. Aqueles que estão buscando mudar de hábitos costumam ter diversas dúvidas a cerca de como começar.

Primeiro passo para treinos na academia: escolha a atividade

Escolher a atividade física é um dos primeiros passos para começar os treinos na academia. Quando falamos em exercícios físicos é muito comum associá-las à musculação, no entanto, essa é apenas uma das diversas modalidades.

Inclusive, muitas pessoas se sentem desmotivadas a começar a praticar exercícios porque não veem atratividade no levantamento de peso. Se esse é o seu caso, por exemplo, saiba que há muitas alternativas.

Há até mesmo quem goste de mesclar a musculação propriamente dita com algumas outras atividades. Além de ser divertido, é possível trabalhar ainda mais os grupos musculares.

Resumindo, é preciso alinhar duas coisas: seus objetivos e o gosto pessoal em fazer exercício. Por exemplo, se você precisa emagrecer e gosta de algo bem dinâmico, pode optar por aulas de dança, spinning, ou jump.

Se o seu objetivo for ganhar muita massa muscular, então pode partir para os treinos de musculação ou funcional. Dentre as diversas possibilidades que os treinos na academia, as principais modalidades são:

  • Musculação
  • Aulas de dança
  • Funcional
  • Aulas de artes marciais
  • Natação
  • Jump
  • Spinning
  • Yoga
  • Hidroginástica

Busque colocar os treinos na academia  na sua rotina

É muito importante colocar os treinos na academia na rotina. É certo que o dia a dia torna-se cada vez mais corrido e sobra pouco tempo para nós, mas investir em uma atividade física faz bem, inclusive para lidar com a pressão da vida profissional.

Por isso, é essencial colocar as atividades físicas como prioridade e encaixá-las no nosso cronograma.

Lembrando que não é preciso ir à academia todos os dias, de três a quatro vezes na semana é uma ótima medida.

Faça uma avaliação física

É muito importante que uma avaliação física seja feita antes de começar a praticar exercícios físicos. Mesmo que aparentemos estar totalmente saudáveis ainda há a necessidade de uma opinião profissional.

Normalmente os exames são bem simples, consistindo em uma avaliação presencial e alguns exames de sangue.

Pessoas que têm problemas no coração ou problemas nas articulações, por exemplo, devem ter um treino personalizado. Constatar qualquer tipo de alteração irá ajudar a direcionar o melhor tipo de treino possível.

Encontre uma boa academia

Além das questões pessoais com o seu desenvolvimento na academia, é essencial encontrar um estabelecimento que atenda todas as suas expectativas.

Primeiramente, a academia deve ser provida de todos os equipamentos principais para que o aluno consiga trabalhar todos os músculos. Além disso, contar com uma boa estrutura e equipamentos novos ajudam a manter o interesse.

As academias devem contar com profissionais qualificados, habilitados e experientes. Eles serão as melhores pessoas para direcionar aqueles que estão começando agora a rotina de treinos.

A Pratique Fitness, por exemplo, é uma franquia de academia renomada que conta com uma equipe de profissionais de excelência. Além disso, há uma grande oferta das mais diversas aulas para os treinos na academia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here