HomeAcademiaÉ RECOMENDADO FAZER AULAS COLETIVAS E MUSCULAÇÃO NO MESMO DIA?

É RECOMENDADO FAZER AULAS COLETIVAS E MUSCULAÇÃO NO MESMO DIA?

A musculação e as aulas coletivas são duas modalidades de exercícios físicos que oferecem inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar. A musculação é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular, fortalecer os ossos e melhorar a postura.

Já as aulas coletivas são uma forma divertida e eficaz de melhorar o condicionamento cardiovascular, queimar calorias e reduzir o estresse.

Então, é possível fazer aulas coletivas e musculação no mesmo dia? A resposta é sim, mas é importante tomar alguns cuidados para evitar lesões e fadiga excessiva.

Pode fazer dois treinos no mesmo dia?

Treinar duas vezes ao dia só terá algum fim específico e este, sem dúvida, é o alto rendimento. Para elevar a performance, há atletas de elite que têm um tipo de treinamento mais focado e, geralmente, fazem dois treinos por dia. Mas, para o atleta amador, isso só será indicado em poucos casos.

Para saber se para você é indicado realizar dois treino por dia, passe por um exame de bioimpedância, que analisa seu condicionamento físico!

Exame de bioimpedância
Exame de bioimpedância

Pode fazer musculação e dança no mesmo dia?

A dança junto da musculação potencializa os ganhos e contribui para que os objetivos sejam alcançados mais facilmente. Em relação a uma pessoa que só faz musculação, a alternância com modalidades de danças tornará o trabalho físico mais completo, com mobilidade, resistência, amplitude, entre outros benefícios.

As coletivas de dança ajudam a desenvolver diversas áreas da vida, por isso é importante tirar um tempinho para elas, se seu objetivo é potencializar suas metas!

Coletivas de dança
Coletivas de dança

Quantos treinos posso fazer por dia?

As recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que, para manter a saúde, um adulto deve praticar 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercício vigoroso por semana. Mas estes são apenas parâmetros. O objetivo é fazer com que as pessoas se movimentem mais a cada dia.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

É recomendado fazer aulas coletivas e musculação no mesmo dia?
É recomendado fazer aulas coletivas e musculação no mesmo dia?

Aulas coletivas e musculação: benefícios e riscos!

A musculação é um exercício de força que ajuda a desenvolver a massa muscular. Ela também melhora a força, a potência e a resistência muscular. As aulas coletivas, por sua vez, são exercícios aeróbicos que ajudam a melhorar o condicionamento cardiovascular, queimar calorias e reduzir o estresse.

Mesclar essas modalidades, pode ser muito eficiente para os seus resultados! Conheça a Pratique e comece a pratica-las. 

Eu quero conhecer!
Eu quero conhecer!

A combinação de musculação e aulas coletivas pode trazer os seguintes benefícios:

  • Melhora do condicionamento físico geral: a prática de atividades físicas distintas torna o condicionamento físico mais geral, permitindo que o corpo se adapte a diferentes demandas.
  • Melhoria da saúde cardiovascular: a musculação e as aulas coletivas ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.
  • Aumento da massa muscular: a musculação ajuda a aumentar a massa muscular, que é importante para a força, a potência e a resistência.
  • Queima de calorias: as aulas coletivas são uma ótima forma de queimar calorias e reduzir o peso.
  • Redução do estresse: a prática de exercícios físicos é uma forma eficaz de reduzir o estresse e melhorar a saúde mental.

No entanto, a combinação de musculação e aulas coletivas também pode trazer alguns riscos, como:

  • Lesões musculares: a prática de exercícios físicos intensos sem o acompanhamento de um profissional pode aumentar o risco de lesões musculares.
  • Fadiga excessiva: a realização de duas atividades físicas intensas no mesmo dia pode levar à fadiga excessiva, que pode prejudicar o desempenho e aumentar o risco de lesões.

Como o acompanhamento de profissionais qualificados, tudo é possível! Nos preocupamos com seu bem-estar, por isso, somos muito bem preparados para te auxiliar, vem ser Pratique!!

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

Como combinar musculação e aulas coletivas com segurança?

Para combinar musculação e aulas coletivas com segurança, é importante seguir algumas dicas:

  • Comece devagar: se você é iniciante, comece com treinos de curta duração e intensidade moderada.
  • Escolha atividades complementares: escolha atividades que trabalhem grupos musculares diferentes. Por exemplo, você pode fazer musculação no dia da perna e aula coletiva no dia do braço.
  • Dê tempo para o corpo se recuperar: dê pelo menos 24 horas de intervalo entre os treinos de musculação e aulas coletivas.
  • Procure orientação profissional: um educador físico pode te ajudar a montar um treino seguro e eficaz.

Exemplo de treino!

Comece a semana com energia, dedicando a segunda-feira ao treino de pernas na musculação e uma intensa sessão de spinning em aula coletiva.

Mantenha o equilíbrio na quarta-feira, alternando entre o treino de braços na musculação e uma empolgante aula de jump para um corpo em movimento.

Celebre a diversidade de exercícios na sexta-feira, com o treino de peito na musculação seguido por uma animada sessão de zumba em aula coletiva.

Sábado oferece a flexibilidade de escolher entre um descanso revigorante ou um treino leve, adaptando-se às necessidades do seu corpo.

É importante consultar um educador físico para montar um treino personalizado que atenda às suas necessidades.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!
É recomendado fazer aulas coletivas e musculação no mesmo dia?
É recomendado fazer aulas coletivas e musculação no mesmo dia?

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS