Com diversas opções de modalidades de atividades físicas, fica até difícil escolher qual é a melhor. Na verdade, a escolha deve ser feita de acordo com seus objetivos e tempo disponível para realizá-la. E hoje vamos falar sobre uma atividade física muito benéfica: o spinning.

Provavelmente você já tenha visto aquelas pessoas pedalando dentro uma sala, tocando música e suando bastante. Elas estavam praticando uma aula de spinning e você verá como essa aula ajuda em vários aspectos em sua saúde.

Confira o que é e quais são os benefícios de realizar os exercícios na bicicleta.

O que é spinning?

Spinning é o nome dado a modalidade de atividade física que é realizada em cima de bicicletas ergométricas especiais. As aulas duram em torno de 45 a 50 minutos, mas também podem chegar a 2 horas, e possuem um gasto calórico bem alto.

Geralmente as aulas de spinning são acompanhadas por músicas eletrônicas ou de ritmo animado e acelerado. São orientadas por um professor, que fica em uma das bicicletas de frente para os alunos.

As bicicletas do spinning não são as mesmas que ficam disponíveis para musculação. Para a realização das aulas a bicicleta deve ser mais pesada, com o volante firme.

Os grupos de alunos são divididos de acordo com a intensidade da aula. Iniciantes podem fazer a atividade de 2 ou 3 vezes por semana. Já pessoas experientes podem realizar a atividade de 4 para mais vezes na semana.

Quais são as vantagens do spinning?

O spinning é uma atividade aeróbica que combina diversos movimentos de força, principalmente na parte inferior do corpo. Ajuda a melhorar o sistema cardiovascular e utiliza diversos membros do corpo para dar sustentação, dependendo da posição em cada momento da aula.

As aulas possuem diferentes ritmos de pedaladas. Há um momento de aquecimento e depois são intercaladas pedaladas rápidas e intensas com pedaladas mais moderadas.

Essa variação de intensidade é ótima para o gasto calórico das aulas e para fortalecer a musculatura do sistema respiratório. Veja a seguir mais vantagens de fazer aulas de spinning:

  • Melhora o condicionamento físico
  • Ganho de massa muscular, principalmente nas pernas
  • Melhora a circulação
  • Ajuda na eliminação de gorduras
  • Fortalece os músculos do sistema respiratório

Outra vantagem dessa atividade aeróbica em comparação com a outras, é que no spinning não é exigido muito equilíbrio e coordenação motora. Com o volante você fica muito mais seguro para movimentar-se.

Posso praticar apenas essa atividade?

O ideal é unir o spinning com outros tipos de atividades que sejam focados nos grupos musculares, como a musculação ou ginástica. Assim há um maior equilíbrio dos músculos e sistemas trabalhados nas atividades físicas.

Além disso, é preciso saber seus limites de intensidade nas aulas para evitar possíveis lesões. O spinning conta com movimentos de pedaladas sentadas e em pé, e a boa execução dos movimentos previne lesões e torna o exercício mais eficaz.

Onde praticar spinning?

Academias são os lugares mais recomendados para praticar o spinning e na Pratique Fitness você encontra essa e muitas outras modalidades de atividades físicas.

Com profissionais capacitados e os melhores professores da modalidade, você terá aulas focadas e animadas para impulsionar ainda mais seus resultados. A Pratique é uma academia completa e você pode optar por outras modalidades para turbinar ainda mais os seus treinos de spinning.

Encontre em nosso site a unidade mais próxima de você e comece a praticar essa atividade tão completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here