HomeAcademiaCOMO AMENIZAR AS DORES CRÔNICAS COM ATIVIDADE FÍSICA?

COMO AMENIZAR AS DORES CRÔNICAS COM ATIVIDADE FÍSICA?

As dores crônicas são uma realidade para uma parcela significativa da população brasileira, afetando não apenas adultos e idosos, mas pessoas de todas as idades.

Segundo estudos, cerca de 30% dos brasileiros enfrentam algum tipo de dor crônica, sendo que 10% desses casos são considerados graves e debilitantes. Essas dores podem se manifestar em diferentes partes do corpo, como cabeça, pernas e costas, e têm um impacto profundo no dia a dia das pessoas afetadas.

Neste artigo, exploraremos como a atividade física pode ser uma poderosa aliada no alívio e no bem-estar de quem sofre com dores crônicas.

Como a atividade física pode ajudar pessoas com doenças crônicas?

Os benefícios da atividade física para pacientes crônicos envolvem principalmente os aspectos como redução da adiposidade corporal, queda da pressão arterial, melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina, aumento do gasto energético, aumento da massa e força muscular, 

Como o exercício melhora a dor?

Ao se exercitar, o corpo libera endorfina e neurotransmissores com ação analgésica no sistema nervoso central, diminuindo a dor.

Qual atividade é recomendada na dor crônica?

Caminhar é a forma mais comum de exercícios aeróbicos recomendados para pessoas com dor crônica.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Como amenizar as dores crônicas com atividade física?
Como amenizar as dores crônicas com atividade física?

O Impacto das Dores Crônicas no Dia a Dia!

A dor crônica é caracterizada por persistir por mais de três meses, ultrapassando o período esperado de cura. Além do desconforto físico, ela interfere de maneira significativa nas atividades diárias das pessoas. Tarefas simples como carregar compras, subir escadas, permanecer em pé e manter a energia ao longo do dia tornam-se desafios para aqueles que convivem com essa condição. A dor crônica também pode afetar a vida social, levando ao afastamento de atividades e à falta de cumprimento de horários.

O Ciclo Vicioso do Repouso e a Importância da Atividade Física!

Uma resposta natural para quem sofre com dores crônicas é buscar descanso e relaxamento. No entanto, essa abordagem pode iniciar um ciclo vicioso, enfraquecendo os músculos e agravando a dor. A falta de atividade física pode levar à atrofia muscular, tornando o corpo menos resistente e mais suscetível a dores.

Contrariando esse cenário, estudos têm apontado os benefícios da atividade física no controle da dor crônica. Engajar-se em atividades físicas adequadas e orientadas pode trazer resultados surpreendentes para o alívio do desconforto e para o bem-estar geral.

Os Benefícios da Atividade Física no Controle da Dor Crônica!

1. Construção de Força Muscular:

A prática regular de atividades físicas contribui para evitar a atrofia muscular, fortalecendo os músculos e melhorando a flexibilidade. Isso, por sua vez, pode diminuir a sensação de dor e desconforto.

2. Redução da Fadiga:

A atividade física tem demonstrado reduzir a fadiga, um sintoma frequente em diversas condições de dor crônica. Manter-se ativo pode proporcionar mais energia e disposição no cotidiano.

3. Melhora do Sono:

Estudos indicam que a atividade física regular está associada a melhorias significativas na qualidade do sono de pessoas que sofrem com dor crônica. Um sono mais reparador contribui para o alívio das dores.

4. Redução da Sensibilidade à Dor:

O exercício pode alterar a forma como o cérebro responde à dor, promovendo a liberação de analgésicos naturais e serotonina, que ajudam a diminuir os sinais de dor.

5. Redução da Inflamação:

A atividade física estimula o sistema imunológico a produzir citocinas anti-inflamatórias, contribuindo para a cicatrização de tecidos e redução da inflamação.

6. Melhora da Saúde Mental:

A dor crônica frequentemente afeta o humor e pode levar a quadros de depressão e ansiedade. A atividade física tem o poder de reduzir esses sintomas, melhorando o bem-estar emocional das pessoas afetadas.

Para aqueles que enfrentam dores crônicas, a atividade física pode ser uma aliada valiosa no caminho para o alívio e o bem-estar. A prática regular de exercícios, aliada a uma abordagem multidisciplinar de cuidados médicos e terapêuticos, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, permitindo que as pessoas retomem suas atividades cotidianas com mais conforto e disposição. Consulte um profissional de saúde para receber orientações específicas sobre quais atividades são mais adequadas para o seu caso e inicie esse importante passo em direção a uma vida mais ativa e saudável, mesmo diante das dores crônicas.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Como amenizar as dores crônicas com atividade física?
Como amenizar as dores crônicas com atividade física?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS