A importância de regular o sono

4
1707

Muitas pessoas praticam atividades físicas em busca de um corpo saudável. Ao contrário do que se possa pensar, no entanto, apenas esses exercícios não garantem o bem-estar do corpo e da mente. Um dos fatores que também devem ser considerados é justamente o do descanso, representado por uma boa noite bem dormida. Por isso, neste post vamos falar sobre a importância do sono. Confira!

Benefícios de um sono bem regulado

Uma boa noite de sono é tudo o que o seu corpo precisa para se recuperar do dia anterior e ficar renovado para o próximo dia. Essa etapa ocorre no organismo como um processo de manutenção, por isso é tão importante. De acordo com especialistas, um adulto deve dormir cerca de oito horas por noite para que o sono fique regulado.

Regula o funcionamento do metabolismo

A melatonina é o hormônio liberado pelo corpo humano durante o sono. Para muitos especialistas ele é considerado como curinga, já que pode ser útil para vários efeitos. Dentre eles, estão a regulagem do sono, da fome, do humor e da produção de vários outros hormônios. A melatonina não é liberada em nenhuma outra ocasião a não ser o período noturno, e tem grande relação com a importância do sono.

Fortalece o sistema imunológico

Seu corpo produz anticorpos enquanto você dorme. É isso que revela uma pesquisa norte-americana feita com onze pares de gêmeos idênticos. Enquanto um irmão estava em vigília, o outro dormia tranquilamente. Ao final, amostras de sangue ajudaram os especialistas a concluírem que os irmãos que tiveram uma boa noite de sono eram mais saudáveis e imune às doenças.

Preserva a memória

O último estágio do sono, chamado de REM (Movimento Rápido dos Olhos), é responsável para codificar toda a informação útil absorvida no período em que a pessoa esteve acordada. Por isso, a importância do sono é enorme para a memória. Por outro lado, pessoas que não têm uma noite de sono com oito horas de descanso, como o recomendado, podem ter a memória prejudicada.

Auxilia no ganho de massa muscular

É durante o descanso do corpo que ocorre a hipertrofia. Esse processo é configurado pela recuperação das células desgastadas dos músculos. Ao se regenerarem elas adquirem um tamanho maior que o anterior, o que causa o aumento da massa muscular. Por isso tantas pessoas falam da importância do sono para praticantes de musculação.

Sobre a insônia

A insônia é um distúrbio que prejudica o sono e a capacidade de continuar dormindo. Está diretamente ligada à falta de exercícios físicos, e afeta mais de 35% da população brasileira segundo a Sociedade Brasileira do sono. Dentre outros prejuízos estão o aumento do apetite, que pode causar obesidade; danos ao coração e a capacidade cardíaca; aumento dos níveis de estresse e ansiedade, e o envelhecimento precoce, já que não há um completo descanso de acordo com a necessidade do organismo.

A importância do sono está diretamente relacionada à qualidade de vida. Isso porque quem dorme mais tem expectativa de vida muito maior que pessoas com insônia, além de prevenir doenças. Para ter uma boa noite de sono, tenha uma rotina para dormir, não beba café e nem faça refeições pesadas à noite. A prática de atividades físicas é fundamental, já que ajuda a otimizar o funcionamento do organismo e evita a insônia. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here