HomeExercíciosDor No Quadril? 3 Exercícios Para Amenizar 

Dor No Quadril? 3 Exercícios Para Amenizar 

Conviver com dores é a realidade de muitas pessoas. Seja por causa crônica ou por um mau jeito, as dores podem comprometer as atividades do dia a dia. E hoje vamos tratar de uma muita comum: a dor no quadril.

Embora possa haver diversas causas para sentir desconforto na região da cintura, existem alguns exercícios que podem ser feitos para aliviá-las.

A seguir você poderá entender mais as possíveis causas dessa dor, além de conferir alguns exercícios que irão ajudar a melhorá-las.

O que pode causar dor no quadril?

O quadril é uma região composta por ossos, músculos, nervos e articulações. As dores podem estar ligadas a uma ou mais dessas estruturas. Existem diversas situações que podem acabar gerando dor no quadril.

Agachar de mau jeito pode forçar os músculos e articulações do quadril. Utilizar sapato que não absorvem impactos também podem prejudicar as articulações do quadril e joelhos. Má postura pode influenciar num desnível na coluna lombar, região próxima do quadril e que abriga o nervo ciático.

Lesões nesse nervo, o maior do corpo humano indo da lombar até os pés, passando pela parte de trás das pernas, podem ser bem desconfortáveis. Impedindo inclusive a realização de atividades rotineiras, como caminhar.

O quadril faz parte de uma região ligada à sustentação do corpo. Ou seja, qualquer problema ou dor no quadril pode comprometer a qualidade de vida, o equilíbrio e o dia a dia.

Contudo, há alguns exercícios que podem ser feitos para que a dor diminua. Os exercícios são focados em alongar e fortalecer essa musculatura. Mas lembre-se que apenas os exercícios podem não ser suficientes para que a dor desapareça.

É preciso continuar realizando algumas mudanças básicas para que a dor não volte. Por exemplo, prestar atenção na postura para que não sobrecarregue a coluna e utilizar sapatos confortáveis e que absorvam impactos. Vamos conferir agora quais exercícios podem ser realizados para amenizar a dor no quadril.

Exercícios para amenizar a dor no quadril

  • Alongamento

Começamos nossa lista com um item muito importante: o alongamento. Alongar os músculos do quadril e do corpo pode trazer alívio das dores imediatamente. Além disso, a descompressão da musculatura é muito benéfica para evitar a rigidez muscular.

Para realizar o alongamento no quadril, você vai deitar-se e levar os joelhos em direção a cabeça, abraçando as pernas. Deixe as duas pernas caírem para o lado enquanto você mantém o tronco parado. Leve a cabeça para o lado contrário de suas pernas. Repita com o outro lado. Fique na posição por 30 segundo.

  • Exercício com faixa elástica

Esse exercício visa o fortalecimento da musculatura do quadril. Você irá precisar de uma faixa elástica de média resistência (de preferência).

Você irá deitar-se e dobrar as pernas de modo que o joelho e as canelas formem um ângulo de 90º. Amarre a faixa elástica nos joelhos. Em seguida, você irá abrir as pernas, afastando um joelho do outro. Faça 3 séries de 10 repetições. Não se esqueça de descansar um pouco entre uma repetição e outra.

  • Exercício com faixa elástica II

Esse exercício visa o relaxamento e o aumento de mobilidade do quadril e também utilizará uma faixa elástica.

Deite-se e coloque a faixa elástica na planta de um dos pés. Eleve o pé segurando faixa e alongando a parte de trás das pernas. Enquanto isso a outra perna está esticada. Tente trazer a perna o mais perto possível da cabeça. Fique pode 30 segundos na posição.

Dê atenção às dores

Você acabou de aprender a realizar alguns exercícios para dor no quadril. Lembre-se que se a dor persistir por muito tempo é indicado procurar um médico para que o problema não se agrave. Bons treinos!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS