HomeAcademiaEXERCÍCIO E ALIMENTAÇÃO: A SOMA PERFEITA PARA VIVER MAIS E MELHOR!

EXERCÍCIO E ALIMENTAÇÃO: A SOMA PERFEITA PARA VIVER MAIS E MELHOR!

Você provavelmente já ouviu que o exercício regular e uma dieta saudável são fundamentais para uma vida mais saudável.

Um estudo recente publicado no British Journal of Sports Medicine reforça essa afirmação, revelando que a maior redução de risco para a mortalidade vem da combinação desses dois fatores.

Neste artigo, exploraremos como o exercício e uma alimentação equilibrada podem potencializar seus benefícios para a saúde e como você pode iniciar essa mudança de estilo de vida gradualmente para alcançar resultados duradouros.

Como a alimentação e o exercício físico melhoram a qualidade de vida?

Em conjunto, atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade. Alimentação saudável e atividade física compõem os dois pilares para o emagrecimento.

Qual a importância da atividade física para a qualidade de vida?

A prática de atividade física de forma regular e em níveis suficientes ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiopatias, diabetes e cânceres além de contribuir para a melhora da capacidade cardiorrespiratória; o fortalecimento muscular.

Como combinar alimentação saudável e atividade física?

O recomendado é ingerir os alimentos de uma a duas horas antes dos exercícios. Primeiramente, dê preferência aos alimentos integrais, pois fornecem energia por mais tempo. Da mesma forma, alguns alimentos são como combustível para o corpo. Alguns são termogênicos naturais, como gengibre, canela, chá verde e café.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Exercício e alimentação: a soma perfeita para viver mais e melhor!
Exercício e alimentação: a soma perfeita para viver mais e melhor!

Exercício Regular + Alimentação Saudável: A Fórmula Poderosa!

Embora o exercício físico e a alimentação saudável individualmente contribuam para reduzir o risco geral de mortalidade, a verdadeira sinergia ocorre quando eles são adotados simultaneamente. O estudo mostrou que mesmo um alto nível de atividade física não neutraliza totalmente os efeitos negativos para a saúde de uma dieta ruim. É um equívoco acreditar que o exercício intenso pode superar os efeitos de uma alimentação inadequada a longo prazo.

Benefícios do Exercício Regular e Alimentação Saudável!

Combinar exercício físico regular com uma dieta equilibrada oferece inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar:

Saúde Cerebral: O exercício físico pode aumentar a saúde cerebral, melhorando a cognição e a memória.

Prevenção de Doenças: A combinação de exercícios e alimentação saudável reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Fortalecimento Muscular e Ósseo: O exercício contribui para o fortalecimento dos músculos e ossos, reduzindo o risco de quedas e lesões.

Longevidade: Uma dieta saudável está associada a uma maior longevidade, proporcionando mais anos de vida com qualidade.

Imunidade Reforçada: Uma alimentação rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico, protegendo contra infecções e doenças. Como Iniciar a Mudança de Estilo de Vida

Mudanças significativas no estilo de vida podem parecer desafiadoras, mas a chave é começar gradualmente e de forma realista:

Estabeleça Metas Modestas: No exercício, defina metas iniciais alcançáveis, como ir à academia pelo menos duas vezes por semana, e, à medida que você atinge essas metas, estabeleça novos objetivos. Evite metas extremas que possam levar à frustração e desistência.

Combine Exercícios que Goste: Escolha atividades físicas que você realmente goste, seja caminhar, andar de bicicleta, nadar ou praticar dança. Isso tornará o processo mais prazeroso e sustentável.

Inclua Alimentos Saudáveis: Ao invés de cortar drasticamente alimentos considerados “ruins”, foque em adicionar mais alimentos saudáveis ao seu cardápio diário. Aumente o consumo de legumes, carnes magras, carboidratos saudáveis e frutas frescas, e com o tempo, você naturalmente reduzirá o consumo de alimentos menos saudáveis.

Faça Pequenas Mudanças Diárias: Substitua refrigerantes por água, opte por lanches mais saudáveis e faça refeições caseiras com ingredientes frescos. Mudanças pequenas, mas consistentes, têm um impacto significativo ao longo do tempo.

Busque Suporte: Compartilhe suas metas com amigos ou familiares que possam apoiá-lo nessa jornada. Participar de grupos de exercícios ou alimentação saudável também pode ser uma ótima maneira de se motivar e manter o foco.

A pesquisa recente reforça o poder da combinação entre exercício físico e alimentação saudável para reduzir o risco geral de mortalidade e melhorar a qualidade de vida. Começar aos poucos, estabelecer metas realistas e focar na inclusão de hábitos saudáveis são passos essenciais para criar um estilo de vida sustentável a longo prazo. Lembre-se de que cada pequena mudança positiva pode fazer uma grande diferença em sua saúde e bem-estar. Dê o primeiro passo hoje mesmo e sinta os benefícios dessa poderosa combinação.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Exercício e alimentação: a soma perfeita para viver mais e melhor!
Exercício e alimentação: a soma perfeita para viver mais e melhor!

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS