HomeAcademiaCOMO A RESPIRAÇÃO ADEQUADA PODE MELHORAR O DESEMPENHO DURANTE O EXERCÍCIO?

COMO A RESPIRAÇÃO ADEQUADA PODE MELHORAR O DESEMPENHO DURANTE O EXERCÍCIO?

Você já se pegou prestes a iniciar uma corrida, uma sessão intensa de treinamento ou uma série de exercícios, apenas para perceber que sua respiração está desordenada e descontrolada? Não está sozinho.

Muitas vezes, subestimamos o poder da respiração adequada durante o exercício, mas a verdade é que pode ser o diferencial entre um desempenho mediano e um desempenho excelente.

Vamos explorar como a respiração adequada pode impulsionar seu rendimento físico e mental durante as atividades físicas.

Faça sua matrícula!
Faça sua matrícula!

Qual a importância da respiração adequada durante a atividade física?

O ato de inspirar e expirar de maneira ritmada e consciente faz o oxigênio levar nutrientes para as células e auxilia a musculatura no momento dos exercícios. Por outro lado, o gás carbônico é liberado após o processo. Essa troca é de extrema importância para os músculos, que ganham mais resistência.2

Como melhorar a respiração durante o treino?

Mas há uma forma simples de respirar durante esses exercícios: Inspire no movimento concêntrico (quando está flexionando o músculo) e expire no movimento excêntrico (quando o relaxa). Em um exercício de bíceps curl, por exemplo, expire ao levantar os pesos e inspire ao abaixar.

Como a respiração influencia as atividades esportivas?

Ela aumenta o retorno venoso, diminui a frequência cardíaca, diminui o edema (inchaço), atua como drenagem linfática em todos os gânglios e auxilia na respiração. O domínio da respiração facilita a prática da corrida, aumenta a resistência à fadiga, ajuda na recuperação e no alongamento após o exercício físico.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Como a respiração adequada pode melhorar o desempenho durante o exercício?
Como a respiração adequada pode melhorar o desempenho durante o exercício?

Aumento da eficiência respiratória: A primeira peça do quebra-cabeça é a eficiência respiratória. Quando respiramos adequadamente durante o exercício, nosso sistema respiratório trabalha de forma mais harmoniosa e eficaz. Isso significa que o oxigênio é entregue aos músculos de maneira mais eficiente, proporcionando uma base sólida para um desempenho duradouro e consistente.

Aumento da oxigenação muscular: Imagine seus músculos como máquinas famintas por oxigênio. Ao respirar corretamente durante o exercício, você está abastecendo essas máquinas com a energia vital de que precisam para funcionar em plena capacidade. Esse aumento na oxigenação muscular não só impulsiona seu desempenho atual, mas também constrói uma base para um condicionamento físico aprimorado ao longo do tempo.

Redução da fadiga: A fadiga é frequentemente o obstáculo que impede que alcancemos nossos objetivos durante o exercício. No entanto, uma respiração adequada pode ser a chave para superar esse obstáculo. Ao oxigenar os músculos de forma eficiente, você está retardando o acúmulo de ácido lático, aquele vilão que nos faz sentir que estamos batendo contra uma parede. Menos ácido lático significa menos fadiga e mais resistência.

Escolha sua unidade e faça sua Bioimpedância!
Escolha sua unidade e faça sua Bioimpedância!

Controle da frequência cardíaca: Nossa respiração e nosso coração estão intimamente ligados, e uma respiração adequada durante o exercício pode ajudar a manter a frequência cardíaca em uma zona ideal para desempenho máximo. Isso não só melhora a eficiência do seu treino, mas também protege seu sistema cardiovascular de excessos prejudiciais.

Melhoria da técnica: Em muitas atividades físicas, como natação e yoga, a coordenação entre respiração e movimento é essencial. Respirar adequadamente não só melhora a eficiência do movimento, mas também reduz o risco de lesões. Incorporar técnicas de respiração consciente pode aprimorar sua técnica e levar seu desempenho a novos patamares.

Redução do estresse: O exercício não é apenas sobre o corpo; é também sobre a mente. Uma respiração adequada durante o exercício pode ser uma ferramenta poderosa para reduzir o estresse físico e mental. A respiração profunda e consciente acalma o sistema nervoso, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar que se estende além do treino.

A respiração adequada durante o exercício não é apenas uma sugestão, é uma necessidade. Ela desbloqueia o potencial do seu corpo e da sua mente, impulsionando seu desempenho, aumentando sua resistência e promovendo uma sensação geral de bem-estar físico e mental. Então, da próxima vez que você se preparar para se exercitar, lembre-se de que sua respiração é uma ferramenta poderosa. Aproveite-a ao máximo e sinta a diferença em seu corpo e em sua vida.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Como a respiração adequada pode melhorar o desempenho durante o exercício?
Como a respiração adequada pode melhorar o desempenho durante o exercício?

Conheça a academia Pratique Fitness!

 

Bem-estar garantido na Pratique!
Bem-estar garantido na Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS