HomeAcademiaCOMO EVITAR LESÕES DURANTE OS TREINOS DE MUSCULAÇÃO?

COMO EVITAR LESÕES DURANTE OS TREINOS DE MUSCULAÇÃO?

O mundo da musculação oferece uma jornada emocionante rumo à transformação física, mas é essencial percorrê-la com sabedoria para evitar lesões.

Vamos explorar estratégias não convencionais que vão além dos conselhos comuns. Seja pioneiro na sua busca por um treino seguro e eficaz!

Faça seu exame de bioimpedância com a Pratique
Faça seu exame de bioimpedância com a Pratique

O que fazer para não se lesionar na academia?

Fazer alongamentos dinâmicos e leves antes do treino pode ajudar a reduzir o risco de lesões. Não usar a técnica adequada: A técnica correta é essencial para evitar lesões. Quando você não está usando a técnica adequada, pode colocar uma pressão excessiva nas articulações e músculos, o que pode levar a lesões.

O que fazer para evitar lesão muscular?

O aquecimento antes de se iniciar qualquer exercício é essencial para prevenir lesões. O aquecimento prepara os músculos para exercícios enérgicos. Já o arrefecimento corresponde a uma redução gradual da velocidade antes de se interromper o exercício e evita as tonturas ao manter a circulação sanguínea.

O que causa lesões na academia?

Lesões musculares: lesões nos músculos ocorrem quando o músculo é esticado além de sua capacidade, geralmente devido a movimentos rápidos ou excessivamente fortes.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Como evitar lesões durante os treinos de musculação?
Como evitar lesões durante os treinos de musculação?

Aquecimento: (5 a 10 minutos)!

Antes de mergulhar nos pesos, aqueça-se com mais do que simples movimentos. Dê ao seu corpo uma entrada triunfante no treino. Opte por um aquecimento dinâmico de 5 a 10 minutos, envolvendo corrida no lugar, pular corda ou alongamento dinâmico. Este é o seu bilhete para a prevenção de lesões e um convite para seu corpo se preparar completamente para o esforço físico que está por vir.

Alongamento: (5 a 10 minutos)!

Após o aquecimento, não subestime o poder do alongamento estático. Reserve 5 a 10 minutos para explorar a amplitude de movimento dos seus músculos. Este não é apenas um ritual de flexibilidade, mas uma dança de prevenção contra lesões. Deixe seu corpo respirar e estique cada fibra muscular, preparando-se para desafios mais intensos.

Durante o treino!

Técnica correta:  Envolva-se em uma masterclass com um profissional de educação física. A técnica correta é a poesia do movimento, reduzindo as chances de lesões e maximizando os benefícios para os músculos. Deixe cada repetição ser uma sinfonia de precisão.

Carga adequada:  A tentação de levantar pesos mais pesados do que o necessário pode ser irresistível, mas resista. Inicie com cargas leves, ascendendo gradativamente à medida que sua força se desenvolve. Este é um compromisso com a longevidade do seu treino, não uma corrida para a exaustão.

Descanso: Entre séries e exercícios, respire. Deixe seus músculos recuperarem o fôlego e preparem-se para o próximo desafio. O tempo de descanso é uma ferramenta poderosa, não subestimada, para prevenir a fadiga excessiva e as lesões associadas.

Hidratação: Beba água como se fosse uma poção mágica. A desidratação é o terreno fértil para lesões. Mantenha-se hidratado antes, durante e após o treino, proporcionando ao seu corpo a resistência necessária para enfrentar cada repetição.

Orientação Nutricional!
Orientação Nutricional!

Depois do treino!

Alongamento pós-treino:  Após desafiar seus limites, agradeça ao seu corpo com um alongamento estático de 5 a 10 minutos. Isso não é apenas uma despedida graciosa, mas uma estratégia eficaz para reduzir a dor muscular e prevenir lesões tardias.

Descanso pós-treino:  Dê aos seus músculos o merecido descanso. A recuperação é o verdadeiro herói por trás do crescimento muscular e da prevenção de lesões. A intensidade do treino determinará o tempo necessário para essa renovação, então ouça atentamente as necessidades do seu corpo.

Outras dicas: ferramentas secretas para um treino seguro!

Vista-se adequadamente: Seu traje não é apenas moda, é funcional. Escolha roupas e calçados adequados para fornecer o suporte necessário.

Durma bem: O sono é o mestre de cerimônias da recuperação. Garanta uma boa noite de sono para maximizar os benefícios do seu treino.

Alimentação saudável: Nutra seu corpo com alimentos ricos em nutrientes. Uma dieta equilibrada é a receita para a reparação muscular.

Consulta profissional: Se algo não parece certo, consulte um médico ou fisioterapeuta. Sua saúde está sempre em primeiro lugar.

Agora, com essas estratégias, embarque na jornada de musculação com confiança e sabedoria. Evite lesões, transcenda os padrões habituais e alcance seu potencial máximo com cada repetição. Seja o arquiteto do seu corpo, moldando uma estrutura robusta e resistente. Seu caminho para a grandeza começa agora!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Como evitar lesões durante os treinos de musculação?
Como evitar lesões durante os treinos de musculação?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Começar a ser Pratique!
Começar a ser Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS