Aula de hidroginástica para gestante

0
253

Os exercícios durante a gestação podem aumentar a sua energia, melhorar o seu humor e até mesmo aliviar alguns dos desconfortos da gravidez, incluindo dores nas costas, prisão de ventre e inchaço. Saiba mais sobre a aula de hidroginástica para gestante:

As maiorias dos exercícios são seguros durante a gravidez, incluindo a hidroginástica, mas consulte seu médico antes de iniciar a pratica para garantir que a atividade é apropriada para você, afinal cada pessoa é única e cada gravidez tem suas particularidades.

Veja os benefícios que a hidroginástica pode te proporcionar e conheça alguns cuidados básicos essenciais antes de começar sua aula de hidroginástica para gestante.

Benefícios da aula de hidroginástica para gestante

A aula de hidroginástica para gestante pode proporcionar uma série de benefícios para a mulher, inclusive no momento do parto. Veja os principais deles:

Menor risco de lesões

A aula de hidroginástica para gestante fornece os mesmo benefícios a sua saúde cardiovascular como aulas tradicionais, porém, com menor risco de queda ou outras lesões, já que a flutuação da água requer que você suporte uma parte consideravelmente menor do seu peso, o que alivia o estresse nas articulações e nos músculos.

Combate ao inchaço

Acredita-se que à hidroginástica pode atuar no combate e na prevenção de inchaço nos joelhos e tornozelos durante a gravidez. A pressão hidrostática: é uma força que se aplica a todas as superfícies do corpo que estão imersas na água e o efeito benéfico do combate ao inchaço é decorrente desse fator.

Fortalecimento muscular

Várias forças, como a flutuabilidade, a turbulência, a resistência e a pressão hidrostática, atuam em conjunto para tornar o trabalho de manter uma postura ereta um desafio para os músculos do núcleo central da gestante, o que acaba estimulando-o e aumentando seu fortalecimento.

Estes músculos são essenciais no momento do parto e após, e podem ajudar a tornar atividades cotidianas como sentar, agachar e levantar muito mais fáceis.

Outros benefícios

Outros benefícios da aula de hidroginástica para gestante incluem:

  • Manutenção da mobilidade e do tônus ​​muscular
  • Melhora da consciência postural
  • Melhora da coordenação e do equilíbrio
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora a conscientização e o controle da respiração

Dicas básicas ao se exercitar na piscina

Mesmo quem não sabe nadar pode participar com segurança da maioria das aulas de hidroginástica para gestante, uma vez que a maioria dos movimentos é realizada com a água apenas na altura da cintura ou no peito. Entretanto, algumas dicas são essenciais para torna-las ainda mais seguras para a mãe e o bebê:

  • Beba Água

Lembre-se de que você transpira, mesmo quando está na piscina, então precisa beber muita água antes, durante e depois dos treinos. Mantenha sempre uma garrafa de água nas proximidades.

  • Traje adequado

Certifique-se de usar um maiô confortável e com um top de apoio, se necessário. Você também pode querer usar um suporte abdominal à medida que sua gravidez progride e sua barriga e seios ficam maiores, já que o movimento pela água se tornar desconfortável. Estes itens ajudam a proporcionar firmeza enquanto você se movimenta.

  • Tenha calma

Diminua seus movimentos conforme necessário para que você não esteja se exercitando até a exaustão. A água oferece muita resistência, e tentar mover seu corpo em crescimento pode ser muito cansativo, por isso vá com calma e no seu ritmo.

Se você estiver em uma piscina ao ar livre, certifique-se de usar protetor solar e boné ou viseira, pois sua pele pode ficar mais sensível ao sol durante a gravidez.

Para maior benefício, exercite-se regularmente. Uma boa regra é pelo menos 20 minutos, três vezes por semana. Assim você pode colher todos os benefícios da aula de hidroginástica para gestante de maneira segura e confortável!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here