HomeAcademia Pratique FitnessOs cuidados para se fazer exercícios na academia durante o verão

Os cuidados para se fazer exercícios na academia durante o verão

O verão é a estação preferida de muitas pessoas! Ele inspira a sair de casa, se alimentar melhor, a curtir a vida. É possível que você encontre essa mesma disposição acalorada para praticar exercícios na academia ou ao ar livre.

Independente de qual for o seu lugar preferido para se exercitar, precisa tomar cuidados extras. Com o calor o corpo fica mais vulnerável a uma porção de questões de saúde. Durante a prática de exercício, por exemplo, o problema mais comum é a desidratação. Portanto, vamos começar por aí. Vamos também entender alguns outros cuidados para continuar os treinos nessa época sem comprometer a sua saúde e bem-estar.

Exercícios na academia ou ao ar livre exigem hidratação!

As altas temperaturas apresentam exigências diferentes do organismo, que transpira para buscar o equilíbrio da temperatura corporal. Essa transpiração aumenta ainda mais durante a prática de exercícios. Algumas pessoas pensam que isso quer dizer que elas estão emagrecendo. Na verdade, isso significa uma coisa bem diferente: elas estão perdendo líquido! Caso essa hidratação não seja reposta, ela irá desidratar.

No verão é necessário consumir muita água durante o dia e redobrar a atenção antes, durante e depois do exercício. Se você treinar desidratado, o que vai acontecer? Vai cansar mais rápido e poderá apresentar sintomas mais graves como tontura, cãibra, enjoo e até desmaio! Evite esses sintomas consumindo cerca de meio litro de água duas horas antes do treino. Durante os exercícios beba um copo de água a cada 15 minutos. E depois do treino se hidrate muito.

Mas, atenção, a água deve ser consumida adequadamente: um pouco a cada momento, e não um garrafão de uma vez. Isotônicos podem ser utilizados para potencializar a hidratação, porém devem ser consumidos com moderação devido ao teor calórico.

Você deve se alimentar adequadamente antes e depois do treino

Você deve se esforçar em manter sua alimentação balanceada, mesmo que seu apetite reduza durante o verão. Procure consumir frutas e verduras com alto teor de líquido, como melancia, uva, melão, abobrinha e outras. Evite alimentos pesados, que exijam muito do organismo para a digestão, pois durante essa época seu corpo pode não funcionar bem.

Antes do treino consuma algo que te ofereça energia, como pão ou cereais. Após o treino, prefira uvas ou laranja, por exemplo, que vão te ajudar a reidratar, repor glicose e oferecer saciedade.

Cuidado com os horários mais quentes

Se você pratica exercícios na academia, provavelmente não sofrerá com os efeitos da temperatura, pois geralmente esses espaços são climatizados. Caso a sua academia não tenha uma climatização adequada, exija isso ou procure outra. Por quê? As altas temperaturas prejudicam o treino, pois com a mesma intensidade e quantidade de exercícios você se sentirá mais cansado. De qualquer forma, devido ao trajeto e à disposição corporal, o ideal é evitar treinar entre 10 e 15 horas, período de mais calor do dia.

Caso você faça exercícios ao ar livre o cuidado deve ser ainda maior! Pratique atividade física apenas no início da manhã ou após o pôr do sol. Assim você evita o calor do dia e a incidência direta do sol.

Além dessas recomendações, é importante que você fique atento à sua saúde. Se você perceber que algo está errado, procure um médico.

Aproveite muito a estação do ano! E não esqueça de usar protetor solar, mesmo se você faz exercícios na academia! Gostou dessas dicas? Então, conte para a gente nos comentários!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS