HomeAcademia Pratique FitnessExercício físico é um aliado para o combate da depressão e ansiedade

Exercício físico é um aliado para o combate da depressão e ansiedade

Exercícios físicos ajudam a prevenir e melhorar uma série de problemas de saúde, incluindo pressão alta, diabetes e artrite. Pesquisas sobre depressão, ansiedade e exercícios físicos mostram que os benefícios psicológicos e físicos do exercício também podem ser um forte aliado para o combate da depressão e ansiedade.

Para pessoas que nunca experimentaram problemas de saúde mental, a depressão e a ansiedade podem ser difíceis de entender. As pessoas que sofrem de transtornos do humor sabem como esses sentimentos podem ser prejudiciais. Ataques de pânico e pensamentos suicidas são os sintomas mais perigosos desses distúrbios.

Como os exercícios ajudam nos sintomas da depressão e a ansiedade?

O exercício regular pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade ao:

  • Liberar endorfinas e outras substâncias químicas naturais do cérebro que podem melhorar a sua sensação de bem-estar
  • Ajudar a tirar da sua mente as preocupações, para que você possa fugir do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão e a ansiedade
  • Ganhar confiança. Cumprir metas de exercícios ou desafios, mesmo pequenos, pode aumentar sua autoconfiança. Ficar em forma também pode fazer você se sentir melhor sobre sua aparência.
  • Obter mais interação social. Exercício e atividade física podem lhe dar a chance de conhecer ou socializar com os outros.

Quais exercícios são indicados?

Qualquer tipo de exercício é bem vindo, se você procura algumas opções podemos indicar:

  • Corrida

A corrida é o tipo de exercício que exige bastante energia do corpo e que estimula a produção de endorfina, norodrenalina e serotonina, por isso, a corrida é uns dos melhores exercícios para se obter esses benefícios.

  • Boxe

Outro exercício campeão da queima de calorias e no aumento da frequência cardíaca é o boxe. Uma das suas grandes vantagens é o fato de trabalhar, de maneira diferente, os variados grupos musculares e sistemas do corpo humano.

O boxe consegue trabalhar e desenvolver bastante a força e a potência dos músculos, além de auxiliar também na flexibilidade e na resistência do nosso sistema cardiovascular. Tudo isso ajuda na hora de combater as crises de ansiedade.

  • Yoga

Yoga é geralmente a escolha da maioria das pessoas quando se trata de exercícios que fazem você relaxado. Mas o yoga não só tem efeitos positivos a curto prazo: Estudos mostram que pessoas que fazem aulas de yoga experimentam reduções significativas de ansiedade, depressão e raiva.

Como os exercícios na Yoga concentram-se em respirações profundas e foco interno, isso acaba sendo muito benéfico para pessoas que lidam com ansiedade ou depressão.

  • Pedalar

Pode ser na academia ou ao ar livre. Por ser uma atividade aeróbica, é uma excelente opção para quem está determinado a perde peso, no entanto os benefícios vão muito além.

Quem anda de bicicleta melhora o condicionamento físico, a saúde do coração e trabalha muitos músculos ao mesmo tempo.

Como começar?

Encontre atividades que você gosta ou que você gostava antes. Comece devagar. A última coisa que deve fazer é exercer pressão sobre a prática de exercício físico ao ponto de lhe parecer mais outra coisa que você “deve” fazer. O exercício deve ser encarado como uma as boas coisas do dia.

A atividade física também pode impedir que a ansiedade e a depressão retornem quando você estiver se sentindo melhor, por isso é importante não desistir.

É sempre necessário procurar o conselho de um médico profissional e certificado para as opções de tratamento, e se for o caso, medicamentos apropriados. Entretanto, as atividades físicas são uma forma auxiliar e saudável que podem ajudar a lidar com alguns dos sintomas e combater a depressão e ansiedade.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS