Saber tudo sobre a musculação não é fácil, pois os exercícios físicos são uma ciência complexa, recheada de informações. Entretanto, para quem deseja começar a mudar os hábitos, algumas informações básicas já são o suficiente.

Primeiramente, é interessante pontuar que as atividades físicas trazem benefícios não somente à saúde física, mas mental e emocional também. Na grande maioria dos casos não há contra indicações.

A musculação é apenas uma vertente dos exercícios e praticamente tudo o que será exposto aqui vale para as outras modalidades também.

Tudo sobre a musculação: antes de começar os exercícios

Antes de saber tudo sobre a musculação em si, é fundamental saber quais são os passos que devem ser dados antes de entrar na academia e começar a sua rotina de treinos.

A primeira coisa que deve ser feita é elencar os seus próprios objetivos. Deseja emagrecer, definir, ganhar massa muscular, melhorar o preparo físico…? Essas informações devem ser passadas ao treinador para que ele direcione o melhor treino.

Antes de ingressar nos exercícios também e fundamental fazer uma avaliação médica. Apesar de não costumar haver contraindicações, alguns quadros podem limitar um pouco a intensidade dos treinos.

Outra dica importante é escolher – e muito bem – a academia na qual irá se filiar. Atente-se à variedade de equipamentos, estrutura do local, quantidade e qualidade de profissionais e coisas do gênero.

É essencial que o estabelecimento conte com profissionais de excelência para que os próprios professores expliquem tudo sobre a musculação enquanto as dúvidas forem surgindo.

Na Pratique Fitness, por exemplo, toda a equipe é altamente qualificada. Além de promover total segurança na elaboração dos exercícios, os treinos de musculação são feito de forma individual.

Tudo sobre a musculação: qual é a frequência e intensidade dos treinos

Sobre os treinos em si, uma questão que diversas pessoas têm é sobre a frequência de treinos. Será mesmo necessários frequentar a academia 5 vezes na semana e passar horas e horas levantando peso para ver os resultados?

Definitivamente não! Principalmente para pessoas que estão iniciando, treinar musculação de três a quatro vezes na semana é um ótimo número. Os treinos em si podem durar de 50 minutos a 1 hora e meia.

Em relação à intensidade, é muito importante estar alinhado com os seus próprios limites e ultrapassá-los pode não ser uma boa ideia, visto que o exagero pode causar lesões.

É importante confiar na avaliação técnica e no treino oferecido. Pegar quantidades de pesos extremamente maiores do que você efetivamente suporta não fará com que os resultados apareçam de um dia para o outro.

É necessário enfatizar que os resultados não aparecem instantaneamente e é preciso ter paciência.

O que comer antes e depois de treinar

Quem quer saber de tudo sobre a musculação não pode deixar de conferir quais são as melhores indicações de alimentação pré e pós-treino. Primeiramente, vamos às restrições: alimentos industrializados, gordurosos e açucarados.

Esse tipo de alimentação não é recomendado para nenhum caso, sendo melhor evitá-lo. Antes do treino a recomendação é algo leve, como uma fruta, iogurtes, pães integrais e coisas do gênero. É importante não treinar de barriga vazia.

No pós-treino, os alimentos ricos em proteínas e carboidratos de fácil absorção são a dica, por isso, invista em frango, batata doce, peixes, queijo cotage, frutas ou suplementos alimentares (como whey protein).

Como dito logo no começo desse artigo, saber tudo sobre a musculação requer muita informação. Entretanto, uma academia que conte com bons profissionais saberá esclarecer quaisquer dúvidas e, também, direcioná-lo ao melhor treino.

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