HomeAcademia Pratique FitnessAula De Natação Modalidades

Aula De Natação Modalidades

Saber mais sobre a aula de natação modalidades pode fazer toda a diferença para quem quer ingressar nesse esporte, mas por algum motivo ainda se sente inseguro em relação a ele.

Além disso, a verdade é que, quando se trata de exercícios na piscina, etapas devem ser seguidas corretamente para um melhor aproveitamento físico.

Por esse motivo, direcionar a atenção para a aula de natação modalidades pode transformar o cotidiano, influenciando positivamente no aumento da disposição.

Aula de natação modalidades principais

Seja para cuidar da saúde ou manter a forma, a natação é uma das mais completas que existe, isso porque sua prática além de muito prazerosa, também não apresenta contraindicações e possui um baixo impacto, facilitando a adaptação.

Inclusive, quando o assunto é aula de natação modalidades, necessariamente o posicionamento do tórax e o movimento dos braços e pernas é considerado, criando 4 estilos principais:

  • Nado Livre (Crawl)

Considerado um dos estilos mais simples dentro da aula de natação modalidades, consiste basicamente no posicionamento da parte frontal do corpo voltada para o fundo da piscina, onde as pernas semiflexinadas e os pés estendidos se movimentam de forma rápida e curta como se estivessem dando chutes.

A partir disso, os movimentos são alternados entre direita e esquerda, onde os braços seguem o mesmo sentido e começam a puxar a água, assim o nadador pode virar a cabeça tranquilamente para respirar fora da água.

  • Nado Costas

Como o próprio nome já diz, na aula de natação modalidades, ao se deparar com esse estilo, o aluno permanece com as costas voltadas para o fundo da piscina durante todo o percurso e a movimentação dos pés e pernas é alternado para que haja o deslocamento necessário.

Os braços também se revezam alternadamente, passando junto à orelha, com a palma da mão voltada para o lado de fora, onde a água é empurrada de forma contrária à direção do corpo.

  • Nado Peito

Por ser o mais lento dos estilos, na aula de natação modalidades ele é executado com o corpo e os braços estendidos, onde as palmas das mãos ficam voltadas para fora e o rosto dentro da água.

Consequentemente, as pernas são trazidas para perto do corpo com joelhos dobrados e abertos, enquanto os braços se abrem e encolhem na altura do peito.

Logo em seguida, há um impulso que mais se parece com o movimento de uma rã e os braços são estendidos para frente novamente, então a respiração deve ser feita no final da puxada, quando a cabeça está fora da água.

  • Nado Borboleta

Definitivamente o estilo mais difícil de ser realizado porque exige muita força para empurrar a água e ao mesmo tempo flexibilidade para enfrentar a resistência dela.

Então, na aula de natação modalidades o nadador fica com a barriga voltada para o fundo da piscina e o movimento das pernas é feito em ondulações, onde a esquerda e a direita ficam juntas e alongadas e os pés não se movem.

Os braços devem ser simultaneamente puxados para a frente sobre a água e depois levados para junto do corpo traz, onde a respiração é definida a cada duas ou cinco braçadas.

Portanto, através desses exercícios na piscina etapas é possível trabalhar toda a musculatura do corpo de uma forma amplamente qualificada e ainda conseguir perder alguns quilinhos.

Por que é importante conhecer a aula de natação modalidades?

Conhecer um pouco mais sobre a aula de natação modalidades é importante porque pode auxilia-lo a aprimorar suas técnicas de nado de uma forma bem estruturada e eficiente que não traga nenhum prejuízo para a saúde.

Até porque, como essa é uma modalidade olímpica, qualquer informação relacionada ao esporte acaba se tornando totalmente relevante e merece ser exaltada.

Conclusão

Como a aula de natação modalidades oferece inúmeros benefícios para o corpo, investir nesse tipo de exercício é algo muito significativo que pode surpreender até aquelas pessoas mais exigentes ou com certas limitações.

Sendo assim, agora que você já tem uma noção maior sobre a aula de natação modalidades, não deixe de investir no seu próprio bem-estar e viva uma experiência única e gratificante.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS