HomeAcademia Pratique FitnessTudo sobre boxe – A definição de boxe

Tudo sobre boxe – A definição de boxe

Será que você conhece a definição de boxe? Muita gente não sabe direito como ele funciona, quais são suas principais características, ou mesmo qual é a sua origem e trajetória no mundo dos esportes de combate.

Afinal, o boxe possui uma longa história, tanto na Inglaterra, quanto no Brasil e no mundo, e isso sem contar os seus primeiros suspiros de vida na Grécia Antiga. Existe muito mais por trás da simples definição de “luta” que você precisa conhecer.

Por isso, neste artigo vamos trabalhar com a definição completa do boxe, explicando tudo desde sua origem até como ele funciona nos dias de hoje, para que você possa entender direitinho e ficar por dentro de todos os detalhes!

Qual a definição de boxe?

A definição de boxe é “bater com os punhos”, e, por isso, ele também recebe o nome de pugilismo, com o qual, inclusive, foi batizado. Esse nome foi muito usado na Inglaterra até os anos 1850, antes do boxe ser melhor difundido pelo mundo.

O boxe, então, também é definido como um esporte de combate, no qual dois oponentes protegem as mãos com luvas ou ataduras e desferem golpes com os punhos contra o adversário. Existem várias técnicas dentro do esporte, mas ele também já foi uma luta de vale tudo.

De qualquer maneira, o boxe, atualmente, é praticado dentro de um ringue, onde os dois oponentes têm 3 minutos para derrubar o adversário. Cada round, então, dura por 3 minutos, e uma luta completa deve durar de 11 a 12 rounds.

Sendo assim, vence quem conseguir o maior número de rounds vencidos, ou quem conseguir nocautear o outro lutador, o que acontecer quando ele fica visivelmente sem condições de continuar.

Tudo isso e outras pequenas regras, como o número de rounds, o tamanho do ringue, dentre outros detalhes, é decidido por cada comissão de organização antes das lutas, pois cada uma possui regras um pouco diferentes.

Qual é a história do boxe?

Há indícios de que o boxe tenha surgido na Grécia Antiga, quando o boxe se chamava pancrácio, por volta do século VIII a.C. Nessa época, a definição de boxe era completamente diferente.

Ele era uma mistura de luta com os punhos, mas em que também valia tudo, exceto arranhar, morder, atacar a região genital e enfiar o dedo nos olhos.

Nessa luta, um dos oponentes poderia até mesmo morrer, e ela só acabava quando um deles estivesse completamente sem condições e levantasse um dedo indicando isso para os juízes.

No entanto, foi em 688 a.C., segundo algumas versões, que o boxe entrou para as Olimpíadas da antiguidade.

Bem mais tarde, em 1904, o boxe passou a fazer parte das Olimpíadas modernas na Inglaterra, e depois disso só não foi incluso nas Olimpíadas e 1912, no Estocolmo.

No Brasil, o boxe surgiu apenas em 1913, quando já era bem conhecido na Europa. O lutador brasileiro Luis Sucupira, conhecido como Apolo, foi seu principal divulgador.

Depois disso, a definição de boxe já era conhecida em todo o território, e até 1921 o boxe já havia sido regulamentado, com a criação das “comissões municipais de boxe” em São Paulo, Rio de Janeiro e Santos.

O boxe pode ser usado para treino de musculação?

Sim, o boxe pode ser usado para treinos que vão além da luta e do combate. Por ser um esporte de técnica e força, seu treinamento é bastante funcional e inclui exercícios que podem ser praticados com materiais, e não somente com pessoas.

Por isso, ele acaba se tornando uma ótima opção para quem quer perder peso ou para aqueles que procuram um treino alternativo à musculação. Então, só sobe no ringue quem quer!

Portanto, agora você já conhece um pouco mais sobre a história e a definição de boxe, e sabe como ele funciona também nos dias atuais.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS