Tudo Sobre o Boxe Golpes Principais

Entender tudo sobre o boxe golpes principais é a primeira coisa que você deve fazer ao decidir que pretende praticar essa arte marcial. As lutas marciais movimentos nos mostram que há muita estratégia por trás de cada golpe, o que desmistifica a teoria de o boxe ser apenas um esporte violento.

Por se tratar de uma luta que utiliza somente os punhos nos ataques, os golpes do boxe precisam ser certeiros, específicos e fortes para garantir a sua defesa e o objetivo principal, o nocaute do oponente.

O boxe costuma ser taxado como um esporte muito violento, o que talvez façam as pessoas pensarem que não há muito o que estudar sobre ele e o objetivo é só sair desferindo socos, mas uma coisa é fato, uma luta de boxe sem estratégia é garantia de derrota.

Tudo Sobre o Boxe Golpes Principais

Entenda tudo sobre o boxe golpes principais

Como já citamos na introdução, o boxe é uma luta que somente os punhos podem ser usados. Então, no geral, são apenas cinco golpes possíveis, o que não fica muito difícil de assimilar. Entenda tudo sobre o boxe golpes principais:

  • Jab

O jab é desferido com a mão da frente da guarda e por isso é sempre mais rápido, porém mais fraco. É o golpe mais utilizado tendo em vista que utiliza menos energia, controla o ritmo e a distância da luta e serve para pontuar de forma segura.

O jab é realizado com uma pequena rotação do torso para aumentar o impacto do golpe. Após, a mão deve retornar o mais rápido possível para a guarda.

  • Uppercut

O uppercut é um golpe desferido de baixo para cima que visa atingir o queixo do oponente. Geralmente é desferido com a mão de trás da guarda, tendo em vista que é um golpe lento que visa causar maior impacto.

  • Gancho

O gancho é desferido com um movimento semicircular curto que visa atingir a lateral da cabeça ou do torso do adversário. Sua principal diferença para um cruzado é o ângulo de ataque bem mais aberto.

  • Cruzado

Desferido em um ângulo ligeiramente diferente para atingir a lateral da cabeça ou do torso do adversário.

  • Direito

O direto é desferido com a mão de trás da guarda e por isso é mais lento e, por ganhar mais impulso, bem mais forte. O direto exige uma rotação maior do torso e um pequeno impulso com a perna para ganhar mais potência.

Há golpe mais importante?

Talvez o termo “tudo sobre o boxe golpes principais” em algum momento, te fez pensar que exista um golpe mais importante, no entanto, o boxe é uma luta de estratégias. Então, a definição de uso dos golpes será feita de acordo com a sua necessidade.

Cada um tem o seu papel e a sua importância durante uma luta. E há também aqueles que dominam melhor alguns golpes. Há lutadores famosos por terem uma boa direita, por serem rápidos na execução dos golpes, enfim.

Se você reconhece ou reconhecer isso em você, use ao seu favor na hora do treino, é o que muitos campeões pugilistas fazem. O golpe pelo qual eles são famosos em executar muito bem, acaba se tornando o seu golpe principal e a sua arma de ataque.

Tudo Sobre o Boxe Golpes Principais

Os golpes podem variar de acordo com os tipos de boxe

Outro fator importante para que você entenda tudo sobre o boxe golpes principais, é que eles podem variar. No ocidente, praticamos o boxe que se firmou na Inglaterra, mas alguns outros tipos são:

  • Boxe francês ou savate;

  • Boxe chinês ou sanshou;

  • Boxe tailandês ou muay thai.

Gostou de saber tudo sobre o boxe golpes principais? Não deixe de comentar e compartilhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here