A Hidroginástica Acaba Com A Barriga?

Será que a hidroginástica acaba com a barriga? Bom, uma coisa é fato, não são todas as atividades na piscina que proporcionam um grande gasto calórico, mas, felizmente, a hidro ajuda a gastar, e muito! Então, se você tinha dúvidas a respeito da eficiência desta atividade, pode comemorar.

A hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas que tem como objetivo a manutenção profilática da saúde. Geralmente, é muito praticada por grupos de terceira idade, mas cada vez mais grupos de outras idades estão se rendendo ás boas práticas da atividade, como gestantes e crianças, por exemplo.

Ela foi concebida pelos gregos, entre eles Heródoto (466 a. C), médico grego que escreveu um tratado relacionando água com a boa saúde. Países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos utilizavam a hidroginástica como terapia, inclusive durante a Primeira Guerra.

A Hidroginástica Acaba Com A Barriga?

A hidroginástica acaba com a barriga?

Sim! A hidroginástica acaba com a barriga, pois durante a prática há um grande gasto calórico devido as movimentações intensas dentro da água. Sem contar que garante uma série de outros benefícios, confira?

  • Melhor desempenho e condicionamento cardiovascular;

  • Melhor desempenho de coordenação motora, sobretudo para idosos;

  • Relaxamento muscular;

  • Melhora a postura;

  • Fortalece a musculatura;

  • Diminui o percentual de gordura no corpo;

  • Melhora a respiração;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Contribui para o emagrecimento;

  • Melhora a flexibilidade;

  • Combate o estresse e melhora a qualidade de vida.

Para obter esses benefícios é importante fazer os exercícios certos mantendo a periodicidade das aulas, assim as vantagens serão visíveis. É preciso tomar conhecimento de algumas dicas para alcançar esses feitos como:

  • Durante as atividades procure manter o abdômen contraído;

  • Sempre mantenha a postura ereta com a coluna neutra;

  • Aumente a intensidade de acordo com seu ritmo, procure conhecer as tabelas de esforço percebido;

  • Evite se alimentar logo antes de iniciar as atividades em piscina;

A Hidroginástica Acaba Com A Barriga?

A hidroginástica acaba com a barriga, mas prefiro natação, os benefícios são os mesmos?

De fato, a hidroginástica acaba com a barriga. O treino de força através da hidroginástica não é tão conhecido quanto um treino de musculação convencional, porém, pode ser mais divertido e o oferecer menor impacto sobre articulações.

Ela contribui para manter a massa muscular torneada e para isso, as aulas de hidroginástica no qual o objetivo é ganho massa muscular e força. As aulas para esses fins costumam ser mais intensas e oferecem um maior gasto calórico, o que auxilia no processo de perda de peso.

Além disso, se realiza em sistema de circuito, alternado por segmento, alternando os tempos entre séries e descansos. Já a natação, mesmo que alguns tipos de nados sejam intensos, não proporciona tantos gatos calóricos, além do mais, os resultados demoram a aparecer.

Há restrições?

Como toda atividade física a hidroginástica tem seus cuidados e restrições, e o básico de todos é que não é indicado comer e entrar na piscina, por isso, faça uma alimentação mais leve pelo menos uma hora antes das atividades. No entanto, beber água sempre é recomendável.

Claro que quando você for praticar a hidroginástica deverá ficar atento aos itens básicos de higiene, ou seja, os locais como vestiários e piscinas devem estar sempre limpos e bem cuidados. A temperatura da água deve estar agradável entre 28-29° C.

Agora você sabe que a hidroginástica acaba com a barriga. A atividade é ótima para quem está com sobrepeso e obesidade e que tem limitações de movimentos melhor do que exercícios tradicionais como a caminhada ou corrida. Comente o que achou e compartilhe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here