Tudo sobre a aula de hidroginástica exercícios

3
335

Normalmente, as atividades físicas feitas na água ainda continuam sendo consideradas como a melhor opção para as pessoas que buscam ganhar força muscular e resistência física. Dessa forma, saiba tudo sobre a aula de hidroginástica exercícios.

A aula de hidroginástica exercícios é conhecida por ser capaz de auxiliar muito em equilibrar a saúde do corpo e ainda proporcionar diversos benefícios, porém, é muito importante que haja acompanhamento de um profissional para se realizar a atividade.

Além disso, a aula de hidroginástica é um exercício extremamente completo e indicado por médicos, especialmente devido ao fato de não causar qualquer impacto, melhorando a capacidade aeróbica, flexibilidade, resistência cardiorrespiratória e a força muscular.

Confira tudo sobre a aula de hidroginástica exercícios

A aula de hidroginástica exercícios é sempre realizada na água, sendo recomendada para todas as faixas etárias, não produzindo impacto, como ocorre com as atividades que são feitas em solo.

Assim, é sempre importante que você tenha alguns cuidados antes de entrar na água para fazer a aula de hidroginástica exercícios, sendo que os movimentos são feitos em pé ou com acessórios que podem auxiliar na flutuação.

Dessa forma, o mais adequado é fazer atividades na água quando se está em uma altura confortável, em que a pessoa seja capaz de fazer todos os seus exercícios com os pés bem fixos no fundo da piscina, não existindo perigos de afogamento.

Com isso, veja abaixo um passo a passo que pode ser seguido em uma aula de hidroginástica exercícios:

  1. Antes de tudo, é preciso que você faça o aquecimento, onde os exercícios na água sempre exigem que o corpo seja aquecido antes de se praticar a atividade, da mesma forma como qualquer outra modalidade de atividade física.

Sendo assim, pode-se dizer que o aquecimento é capaz de preparar todas as articulações para a sequência das atividades, além de garantir o aumento do metabolismo.

Por isso, o aquecimento é indicado, por exemplo, que ocorram alongamentos específicos para os grupamentos dos músculos que você pretende trabalhar.  Com isso, faça a opção por correr ao invés de caminhar.

  1. Depois do aquecimento, é recomendado que se use acessórios básicos e que possam ser utilizados na piscina, como a boia espaguete e os halteres, sendo que tais equipamentos proporcionam um melhor suporte de flutuação ou podem aumentar a intensidade dos exercícios na água.

Além disso, caso você não use tais acessórios, é interessante procurar algo que venha a ajudar na flutuação, como usar garrafinhas que tenham água dentro.

  1. Quanto ao terceiro passo, é indicado alguns movimentos que podem ser realizados na água, os quais são:
  • Abdominal e chute dentro da água;
  • Elevação lateral dentro da água, onde esse é capaz de trabalhar os membros da parte de cima, especialmente as costas e ombros;
  • Você pode realizar o exercício de rosca simultânea, em que este já trabalha os membros superiores, principalmente os braços.
  • A hidroginástica é conhecida por apresentar um diferencial das outras atividades físicas, principalmente por ser feita dentro da água, além de não gerar qualquer dor, transpiração ou sensação de exaustão, mas sim um efeito de relaxamento dos músculos e do alívio das tensões.

Assim, pode-se dizer que entre os principais benefícios da aula de hidroginástica exercícios, se destaca a melhora do condicionamento dos músculos, além da resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade, o desenvolvimento dos grupos musculares, a tonificação dos músculos dos braços, glúteos, pernas, entre outros.

Portanto, vale a pena saber tudo sobre a aula de hidroginástica exercícios, como os que foram falados acima, sendo que da mesma forma como qualquer outra modalidade de atividade física, é sempre necessário que haja o acompanhamento de um profissional capacitado na execução dos movimentos corretamente.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here