Tudo sobre natação esporte

0
170

Nenhum outro exercício oferece um treino tão completo quanto a natação. Esse tipo de atividade aumenta a flexibilidade e pode ser desfrutado em qualquer idade – de crianças a idosos. Saiba tudo sobre a natação como esporte.

A natação como esporte se baseia na propulsão do corpo através da água por movimentos combinados dos braços e pernas e da flutuação natural proporcionada pelo meio.

Nadar é um exercício popular por desenvolvedor o corpo todo e pode ser particularmente útil na terapia e como exercício para pessoas com deficiência física.

História da natação como esporte

Evidências arqueológicas mostram que a natação começou a ser praticada em 2500 a.C no Egito e posteriormente também pelas civilizações assírias, gregas e romanas.

Na Grécia e em Roma, a natação fazia parte do treinamento marcial e, juntamente com o alfabeto, também se constituía como parte importante da educação elementar masculina.

No Oriente, a natação remonta pelo menos ao século I aC, havendo evidências de corridas de natação no Japão.

Apenas no século 19, no entanto, a popularidade da natação como esporte começou a ser levada sério. O primeiro campeonato de natação foi uma prova de 400 metros, realizada na Austrália em 1846 e anualmente depois disso.

Estilos de Natação

Ao longo do tempo surgiram numerosos estilos de natação, fazendo com que o esporte se diversifique e aumente sua popularidade. Na competição apenas  quatro estilos são utilizados, são eles:

  • Peito

Esta é considerada a modalidade mais antiga existente. O atleta permanece com o peitoral para baixo e realiza o movimento de empurrar e abrir os dois braços para frente simultaneamente, fazendo ao mesmo tempo,  o mesmo movimento as pernas. A forma mais ilustrativa de entender é pensando no movimento de abrir e fechar de uma tesoura.

  • Crawl

No nado Crawl, o atleta  permanece com a face voltada para baixo e realiza um movimento de rotação com ambos os braços, alternando a esquerda com a direita, muito parecido com o movimento de uma hélice. As pernas também realizam um movimento sincronizado para cima / para baixo de forma alternada.

Curiosamente, este estilo não tem provas associadas, mas no estilo livre, o Crawl costuma ser usado pela maioria, porque permite atingir velocidades mais altas.

  • Costas

O nado costas é praticamente idêntico ao crawl no movimento dos membros superiores e inferiores, a maior diferença é que ele é realizado de costas de costas

  • Borboleta

No nado borboleta o atleta é impulsionado utilizando os dois braços simultaneamente, quase como o movimento de mergulho. Os pés permanecem juntos e fazem um movimento para cima e para baixo, semelhante a uma barbatana de golfinho.

Piscina

As piscinas esportivas são encontradas em dois comprimentos distintos: 25 metros, também chamada de piscina curta, ou 50 metros, chamada de piscina olímpica. Em ambos os casos a profundidade deve ser de dois metros e devem ser divididas por faixas ao longo de toda sua extensão.

As pistas de cada nadador possuem 2,5 metros e são divididas por faixas.

As margens laterais devem estar a 50 centímetros entre a parede e a faixa mais próxima.

A plataforma de partida de cada atleta  deve ter de cinquenta a setenta centímetros do nível da água e a inclinação é de no máximo 10°.

Como começar

A natação competitiva é um esporte de treinamento e desempenho de alta intensidade e que exige muito do seu organismo.

Se você deseja começar a praticar, procure uma boa academia e um bom instrutor. Ele poderá fornecer as técnicas mais adequadas para melhorar seu desempenho e prevenir a ocorrência de lesões ou desconforto. A natação como esporte é para todos. Experimente você também!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here