HomeAcademia Pratique FitnessAula de natação origem e regras

Aula de natação origem e regras

A aula de natação origem e regras nos faz entender que muitos exercícios praticados nos dias de hoje começaram com civilizações antigas. Um exemplo claro e simples são as olimpíadas, que começaram na Grécia, e quase todas as modalidades antigas ganharam uma estilização e são mantidas até hoje.

E ainda na antiga Grécia, saber nadar chegou a ser um pré-requisito para se tornar um soldado e poder melhorar a condição física. Saber como começou atividades na piscina nos dá também uma boa base de o por que certas práticas ainda são feitas.

Nos dias de hoje a natação já é bem popular, quase todos podem fazer, e é uma atividade muito comum nas academias. Apesar de ser um exercício de alta intensidade, entrar em uma piscina é para muitos, motivo de diversão.

Entenda mais sobre a aula de natação origem e regras

A aula de natação origem e regras começou milhares de anos atrás. Há gravuras de um período de 7000 a.C que mostram pessoas dentro da água supostamente nadando, para facilitar o entendimento da transição histórica, separamos em pontos, confira:

  • Com o passar do tempo, vários povos deram relevância à atividade de nadar, mas nenhum deles tornou a prática popular. No século 17 os japoneses começaram a ter aulas obrigatórias de natação na escola.

  • Mais tarde, no século 19, foi que Ocidente começou a dar certo valor para a atividade, e com o passar dos anos forma surgindo os estilos que conhecemos nos dias de hoje, até que enfim, virou um esporte regulamentado;

  • A natação é uma modalidade olímpica desde os primeiros jogos da era moderna, e desde então, o esporte só fez evoluir. Até os dias de hoje, já houveram muitos medalhistas ganhadores na modalidade.

A partir dessas informações, já fica possível entender aula de natação origem e regras.

Regras

Como todo esporte, as regras são necessárias para garantir a ordem dos mesmos, confira as da aula de natação origem e regras:

  • Nas competições de natação pura, a piscina é dividida em 8 partes iguais, sendo cada uma delas denominada raia;

  • Cada um dos competidores ocupa uma raia e aqueles que possuem os melhores tempos têm o direito de ocupar as raias mais centrais; 

  • As regras das competições variam de acordo com a forma como se nada, borboleta, peito, estilo livre ou nado de costas

  • Mas, no geral, um atleta ou uma equipe podem ser desclassificados da competição quando queimam a saída duas vezes ou quando não encostam alguma parte do corpo durante a virada na outra extremidade da piscina;

  • Em caso de equipes de revezamento, além disso, se um competidor saltar na piscina antes que seu companheiro toque a borda dela, a equipe é eliminada.

Veja as infrações

  • Quando o atleta queima a saída duas vezes;

  • Quando nenhuma parte do corpo do atleta encosta na borda da piscina durante a virada;

  • Quando as duas mãos não batem na borda da piscina ao mesmo tempo nas modalidades peito e borboleta;

  • Quando o atleta faz uma pernada vertical de golfinho na saída da prova ou durante a virada;

  • Em provas com revezamento a equipe poderá ser eliminada se o atleta que está aguardando pular na piscina antes do seu parceiro terminar o percurso e encostar na borda da piscina;

Este esporte se tornou tão popular que a não ser que seja competidor, aula de natação origem e regras é desconhecido por parte de certas pessoas. Mas agora você já entende sobre o assunto, comente o que achou e compartilhe com os amigos.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS