HomeAcademiaQUAIS SÃO AS MELHORES DICAS PARA INICIANTES NA NATAÇÃO?

QUAIS SÃO AS MELHORES DICAS PARA INICIANTES NA NATAÇÃO?

Se você é um iniciante na natação, saiba que está prestes a se envolver em um dos exercícios mais completos e benéficos para a saúde física e mental.

A natação é uma atividade que trabalha todo o corpo e proporciona um excelente condicionamento físico. Porém, para aqueles que estão começando, pode parecer um pouco desafiador. Mas não se preocupe!

Neste artigo, oferecemos cinco ótimas dicas para que você comece muito bem dentro d’água. Vamos lá?

O que saber antes de começar natação?

Antes da aula de natação – Uma a duas horas antes do treino, dê prioridade a ingestão de água e carboidratos (evite o consumo de gorduras). Além disso, não se deve praticar exercício físico em jejum, pois pode haver um rendimento baixo e falta de energia.

Como montar um treino de natação para iniciantes?

A combinação pode ser: 200 metros livre + 500 metros peito + 400 metros livre + 200 metros crawl + 100 metros solto. Aos poucos, dá para ir adotando um treino de natação intermediário. Lembrando: é importante orientação profissional.

Como respirar na natação iniciante?

Para o momento da respiração, a cabeça deve girar e ficar paralela à água. A rotação deve ocorrer quando o braço contrário ao lado que você vai respirar estiver entrando na água. E, então, há o retorno à posição inicial, com a cabeça dentro da água.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Quais são as melhores dicas para iniciantes na natação?
Quais são as melhores dicas para iniciantes na natação?

Acorde o seu corpo antes de nadar!

Antes de mergulhar na piscina para a sua aula de natação, é essencial preparar o corpo adequadamente. Fazer alguns minutos de alongamentos e movimentos dinâmicos é fundamental para ativar os músculos e começar a aula com o pé direito. Essa prática de aquecimento é ideal para evitar pequenas lesões e desconfortos durante o treino, como câimbras.

Diversifique os alongamentos, focando tanto nos membros superiores quanto nos inferiores, explorando bem os ângulos do corpo. Isso garantirá que todos os grupos musculares estejam prontos para a atividade aquática. Ao cuidar do seu corpo antes de nadar, você desfrutará de aulas mais proveitosas e confortáveis.

Escolha bem os equipamentos!

A natação conta com diversos equipamentos que podem auxiliar os iniciantes durante o aprendizado. Óculos, maiô, sunga, palmares e pranchinhas são alguns dos itens disponíveis. No entanto, lembre-se de que esses equipamentos devem trabalhar a seu favor, proporcionando maior conforto e segurança durante as aulas.

Opte por óculos que se ajustem corretamente ao seu rosto e vedem bem, evitando que a água entre nos olhos. Quanto ao maiô ou sunga, escolha um tamanho adequado que não limite seus movimentos. Os palmares e as pranchinhas são ótimos para aprimorar a força e a técnica do nado, mas use-os sob a orientação do seu professor.

Nade com regularidade!

A melhora nas técnicas de natação vem com a prática constante. Assim como em qualquer outra atividade, a regularidade é essencial para o desenvolvimento das habilidades na água. Evite grandes intervalos entre as aulas, pois isso pode prejudicar o seu progresso, fazendo com que você tenha que revisitar lições já aprendidas.

Comprometa-se a seguir o plano de treinos estabelecido pelo seu professor e evite faltar às aulas sem uma razão válida. A natação é uma atividade prazerosa, e quanto mais você pratica, mais vai se aperfeiçoar e desfrutar dos benefícios desse esporte completo.

Encontre uma academia com a metodologia correta!

A metodologia de ensino faz toda a diferença na natação. Encontrar uma academia com uma abordagem de desenvolvimento exclusiva é essencial para o seu progresso. O entendimento dos pontos fortes e fracos de cada aluno é fundamental para garantir uma evolução gradual e consistente.

O aprendizado da técnica de nado envolve diversos aspectos, como aperfeiçoar as braçadas, pernadas, respiração, posicionamento da cabeça, viradas e muito mais. Uma metodologia bem estruturada irá garantir que você adquira essas habilidades de forma eficiente e prazerosa.

A natação é uma atividade incrível para quem busca mais saúde, condicionamento físico e bem-estar mental. Se você é um iniciante, siga essas dicas para começar com o pé direito e aproveitar ao máximo os benefícios desse esporte completo. Prepare o seu corpo com alongamentos antes de nadar, escolha equipamentos adequados, mantenha a regularidade nas aulas e busque uma academia com uma metodologia eficiente.

Com dedicação e prática, você verá como a natação pode ser uma escolha ideal para o seu crescimento pessoal e para se manter em forma para qualquer desafio que a vida lhe apresentar. Aproveite o prazer de nadar e mergulhe nessa jornada de autoconhecimento e superação!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Quais são as melhores dicas para iniciantes na natação?
Quais são as melhores dicas para iniciantes na natação?

Conheça a academia Pratique Fitness!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS