HomeAcademiaFIQUE POR DENTRO DE 4 TIPOS DE NADOS!

FIQUE POR DENTRO DE 4 TIPOS DE NADOS!

A natação é, sem dúvida, uma das atividades físicas mais completas e benéficas que existem. É uma excelente maneira de melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer os músculos e cuidar das articulações.

No entanto, muitos ainda desconhecem que a natação não se limita a um único estilo; na verdade, existem quatro tipos principais de nados, cada um com suas próprias técnicas e desafios.

Neste artigo, vamos explorar esses quatro tipos de nados, fornecendo informações detalhadas sobre suas técnicas e benefícios.

Quais são os 4 estilos de nados?

Livre. No estilo livre ou crawl, o nadador fica com a barriga para baixo e bate os pés alternadamente, para cima e para baixo, em movimentos curtos. Costas. Peito. Borboleta.

Quais são os tipos de nados que existem?

Levando em conta o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, oficialmente existem quatro tipos de nados nas provas do esporte: livre, costas, peito e borboleta.

Quantos e quais são os estilos de nado?

Oficialmente, a natação conta com quatro estilos de nado: crawl, costas, peito e borboleta. Além disso, tem o medley, utilizado em competições e que reúne os quatro estilos em uma prova só.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Fique por dentro de 4 tipos de nados!
Fique por dentro de 4 tipos de nados!

Nado Crawl ou Livre: o mais popular e eficiente!

O nado crawl, também conhecido como nado livre, é o tipo mais famoso e amplamente praticado em todo o mundo. Nesse estilo, o nadador se desloca na água alternando o movimento das pernas e dos braços. Muitos especialistas em natação consideram o crawl o estilo mais eficiente, rápido e natural de todos, devido à semelhança de seu movimento com o ato de caminhar.

A respiração no crawl pode variar de acordo com o lado preferido do nadador e o número de braçadas. No entanto, ela ocorre lateralmente, sem a necessidade de levantar completamente a cabeça fora d’água. Esse é geralmente o primeiro estilo que os iniciantes aprendem, e é também amplamente utilizado em competições de natação e em águas abertas.

Nado Peito: respiração frequente e movimentos sincronizados!

O nado peito foi um dos estilos de nado mais proeminentes no passado. Uma de suas características distintivas é a respiração frequente, que ocorre a cada ciclo de braçada. No nado peito, a pernada e a braçada não são sincronizadas, diferenciando-o dos outros estilos.

Uma peculiaridade desse estilo é que ele requer que o nadador utilize ambos os membros para cada fase da propulsão. Ambas as pernas são usadas simultaneamente na pernada, o que também ocorre na braçada. A técnica de pernas no nado peito é considerada uma das mais complexas e pode levar mais tempo para ser dominada em comparação com outros estilos.

Nado Costas: uma variação refrescante!

O nado de costas é uma variação refrescante do estilo crawl, com a principal diferença sendo a posição do tronco na água. Nesse estilo, o nadador fica em decúbito dorsal, ou seja, com as costas voltadas para o fundo da piscina.

A pernada e a braçada são adaptadas para essa posição e são semelhantes às técnicas do crawl. A grande vantagem desse estilo é a facilidade de respiração, já que o rosto do nadador permanece voltado para cima e fora d’água.

Nado Borboleta: elegância e desafio físico!

Por último, mas não menos importante, temos o nado borboleta, frequentemente considerado o estilo mais elegante e técnico da natação. É também o mais desafiador em termos de força física, exigindo flexibilidade e resistência para manter o estilo por longas distâncias.

A pernada no nado borboleta é executada com ondulações, não havendo movimento alternado, e ambas as pernas trabalham juntas em um único movimento. Parte do tronco sai da água durante a braçada, o que ajuda na propulsão. A respiração ocorre a cada dois ou três movimentos completos. Dominar o nado borboleta pode levar tempo devido à sua curva de aprendizado íngreme, mas os benefícios físicos e a elegância desse estilo fazem valer a pena o esforço.

Agora que você conhece esses quatro tipos de nados, pode diversificar seus treinos na piscina e aproveitar ao máximo os benefícios da natação. Lembre-se de que cada estilo oferece seus próprios desafios e vantagens, e dominar todos eles é uma conquista admirável. Portanto, mergulhe na piscina, pratique e alcance seus objetivos dentro e fora da água! A natação é uma jornada fascinante que oferece inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Fique por dentro de 4 tipos de nados!
Fique por dentro de 4 tipos de nados!

Conheça a academia Pratique Fitness!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS