HomeAcademiaTREINO DE AGILIDADE: EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A COORDENAÇÃO E VELOCIDADE!

TREINO DE AGILIDADE: EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A COORDENAÇÃO E VELOCIDADE!

No universo do fitness e do esporte, a agilidade é mais do que uma simples habilidade; é uma qualidade fundamental que impulsiona o desempenho atlético e a excelência física.

Além de aprimorar a coordenação e a velocidade, a agilidade é um elemento essencial na prevenção de lesões, promovendo uma resposta rápida e eficaz a situações imprevistas durante a prática esportiva.

É o que permite aos atletas reagir com precisão e rapidez, elevando seu desempenho geral e proporcionando uma vantagem competitiva significativa.

Escolha sua unidade. Faça sua Bioimpedância!
Escolha sua unidade. Faça sua Bioimpedância!

O que treinar para ganhar velocidade?

Saltos longos, saltos triplos e saltos cobrindo determinadas distâncias são exercícios que devem fazer parte do seu treinamento para ganhar velocidade. E não é preciso investir em equipamento para trabalhar este tipo de exercícios.

Qual é o melhor exercício para coordenação motora?

Sair das máquinas e forçar o corpo a realizar movimentos como caminhadas em linha reta e em direções variadas, corridas, pular corda, natação, os vários tipos de danças, entre outros, é a principal maneira de aprimorar a coordenação motora.

O que é ter uma boa coordenação motora?

A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Treino de agilidade: Exercícios para melhorar a coordenação e velocidade!
Treino de agilidade: Exercícios para melhorar a coordenação e velocidade!

Confira alguns exercícios que vão transformar sua rotina de treino!

Escalada de escada: Não subestime o poder de uma simples escada. Subir e descer escadas rapidamente, mantendo um ritmo constante, é um excelente exercício para melhorar a coordenação dos movimentos das pernas e a velocidade de reação. Além disso, é uma opção acessível que pode ser facilmente integrada à sua rotina de treino.

Agilidade de cones: Configure cones em um padrão aleatório e execute padrões de movimento rápidos ao redor deles. Este exercício é ótimo para melhorar a agilidade, a mudança de direção e a coordenação. Você pode torná-lo mais desafiador variando a distância entre os cones e a complexidade dos padrões de movimento.

Saltos Pliométricos: Os saltos pliométricos são excelentes para desenvolver explosividade, coordenação e capacidade de reação rápida. Experimente diferentes variações, como saltos à frente, saltos laterais e saltos com uma perna só, para desafiar seus músculos de maneiras diferentes e melhorar sua agilidade global.

Drills de Footwork: Dedique tempo a drills específicos para melhorar a técnica de footwork, como corridas rápidas para frente e para trás, corridas laterais e mudanças de direção rápidas. Esses drills são fundamentais para aprimorar a coordenação e a agilidade nos movimentos dos pés, essenciais para muitos esportes e atividades físicas.

Escalada de Corda: Se você tiver acesso a uma corda de escalada, adicione-a ao seu treino. A escalada de corda é um desafio tanto para a coordenação quanto para a velocidade, além de fortalecer os músculos das pernas e do core. Se você é novo nisso, comece devagar e aumente a intensidade gradualmente.

Bem-estar garantido na Pratique!
Bem-estar garantido na Pratique!

Corridas de agilidade em zigue-zague: Configure cones em um padrão de zigue-zague e execute corridas rápidas através deles, alternando entre mudanças de direção para a direita e para a esquerda. Esse exercício é excelente para melhorar a coordenação e a velocidade de reação, simulando movimentos típicos de muitos esportes e atividades físicas.

Saltos: Realize saltos para cima e para frente em direção a uma caixa ou plataforma. Concentre-se em aterrissar suavemente e rapidamente para maximizar a potência e a coordenação. Esse exercício é uma ótima maneira de desenvolver força explosiva e agilidade.

Sprints cronometrados: Realize sprints cronometrados em distâncias curtas para melhorar a velocidade e o tempo de reação. Varie as distâncias e os intervalos de descanso para desafiar diferentes sistemas energéticos e melhorar a resistência. Sprints são uma maneira eficaz de simular explosões de velocidade encontradas em muitos esportes.

Drills de Slalom: Configure cones em um padrão de slalom e execute corridas rápidas, fazendo curvas fechadas ao redor de cada cone. Esse exercício é excelente para aprimorar a agilidade e a capacidade de mudar de direção rapidamente, habilidades essenciais em esportes como esqui, snowboard e futebol.

Jogos e atividades de agilidade: Incorporar jogos e atividades de equipe que envolvam movimentos rápidos e mudanças de direção, como o jogo de marcação ou o jogo de queimada, pode ser uma maneira divertida de melhorar a coordenação e a velocidade enquanto se diverte com outras pessoas. Esses jogos também ajudam a desenvolver habilidades sociais e trabalho em equipe.

Lembre-se de sempre aquecer adequadamente antes de iniciar qualquer atividade física e consultar um profissional de saúde ou treinador se tiver alguma preocupação ou lesão pré-existente. Agora é hora de sair da zona de conforto e desafiar seus limites!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Treino de agilidade: Exercícios para melhorar a coordenação e velocidade!
Treino de agilidade: Exercícios para melhorar a coordenação e velocidade!

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Começar agora!
Começar agora!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS