HomeTaekwondoComo funciona treino de agilidade taekwondo?

Como funciona treino de agilidade taekwondo?

O treinamento agilidade é fundamental para qualquer grande atleta, seja em artes marciais ou em qualquer outro esporte. No taekwondo a agilidade é essencial para garantir o ritmo dos golpes e a velocidade entre eles.

É verdade que a genética desempenha um papel importante no desenvolvimento desse atributo. Alguns indivíduos parecem ter nascido com eles. Sua velocidade agilidade melhora rapidamente sem muito esforço. Mas não se preocupe, qualquer um pode melhorar sua velocidade e agilidade com o plano de treinamento adequado.

A história do taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial coreana com forte ênfase em chutes. Desenvolveu-se durante os anos 1940 e 1950 por vários artistas marciais coreanos. Taekwondo representa uma mistura de estilos de luta coreanos com influência de artes marciais estrangeiras, como o karatê.

Começando em 1946, novas escolas de artes marciais chamadas kwans foram abertas em Seul. Essas escolas foram estabelecidas por artistas marciais coreanos que estudaram principalmente no Japão.

Desde o ano 2000, o Taekwondo é uma das duas artes marciais asiáticas (a  outro é o judô) que estão incluídas nos Jogos Olímpicos.

Por que a agilidade é necessária nas artes marciais?

O treinamento de agilidade permite que os estudantes de artes marciais mudem de posição rápida e eficazmente. Isso permite que eles evitem um ataque ou desviem dos golpes.

A habilidade de se mover rapidamente, mudar de direção e ainda ser coordenada o suficiente para lançar um ataque ou chute efetivo é a chave para muitas artes marciais, como Krav Maga, Kung Fu e Karate. Além disso, os exercícios de agilidade das artes marciais ajudam a melhorar o equilíbrio geral e a velocidade de reação.

Treinamento de agilidade para taekwondo

A maneira mais rápida e simples de melhorar a velocidade é através da prática de exercícios de sprint. Os exercícios de sprint são os treinos mais fáceis e que trazem resultados visíveis em curto espaço de tempo.

A inclusão de exercícios pliométricos em seus exercícios de agilidade: Saltar, agachar, pular, etc. fará de você um atleta mais explosivo, o que de certa forma também significa maior agilidade.

Um bom programa de flexibilidade aumentará sua amplitude de movimento e sua capacidade de relaxar e isso é fundamental para velocidade e agilidade.

A recuperação deve ser um fator importante em um treino bem projetado para melhorar a agilidade. Tenha especial atenção nas horas de descanso, para que você tenha tempo suficiente de se recuperar sempre que trabalhar na sua agilidade ou você não vai perceber melhorias.

Treinar para ser rápido e ágil é difícil para o corpo. Seus músculos, articulações e sistema nervoso central (SNC) precisam de tempo para se recuperar após uma alta intensidade de exercícios.

Exercícios para treinar a agilidade

Sprints Longos: De 100 a 200 metros para alcançar a velocidade máxima e trabalhar na sua capacidade anaeróbica. Novamente, é uma boa ideia começar com o som de um apito, um aplauso ou um estímulo visual para trabalhar no seu tempo de reação.

Exercícios de reação: Projetados para melhorar seu tempo de reação usando estímulos visuais ou auditivos.

Exercícios de agilidade projetados para fazer com que o atleta mude de direção com precisão e rapidez. O objetivo é melhorar a coordenação, equilíbrio, velocidade e potência.

Uma dica muito importante para aumentar a agilidade, além de melhorar a técnica, é ter a capacidade de relaxar. Trabalhe nisso. Quanto mais você for capaz de relaxar, mais energia será capaz de armazenar em seus tendões e mais rápido será capaz de mudar de golpe.  É preciso ter paciência e realizar um treinamento continuo e frequente.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS