HomeAcademia Pratique FitnessOs benefícios de descer e subir escadas

Os benefícios de descer e subir escadas

O sedentarismo é uma tenebrosa doença que vem crescendo com o passar do tempo. Você sabia que o simples ato de subir escadas pode anular essa doença? Muitas vezes usamos elevadores por preguiça de subir dois ou três andares, contribuindo então para o sedentarismo. Portanto, se você tem esse péssimo hábito, procure se adaptar às mudanças!

Quais os benefícios em subir escadas?

Praticar exercícios físicos é muito bom para a saúde, mas muitas pessoas não têm tempo para realizar atividades físicas regularmente. Diante disso, você já pensou em trocar o elevador pelas escadas? Pois bem, isso pode fazer muito bem para a sua saúde e bem-estar.

Queima de calorias

Subir escadas pode queimar mais calorias que uma caminhada, devido o esforço feito para caminhar contra a gravidade. Passar 15 minutos do seu tempo subindo escadas pode ser equivalente a 45 minutos de caminhada na rua.

Fortalecimento dos músculos

Subir escadas fortalece principalmente os músculos abdominais, que são trabalhados gradativamente a cada degrau subido.

Facilita a digestão

Além de trabalhar vários músculos do corpo, esse exercício acelera também o metabolismo, facilitando assim a digestão.

Exercita os músculos inferiores

Ter o hábito de subir escadas faz com que você trabalhe mais os seus tendões e glúteos, melhorando também a circulação de sangue no corpo.

Dicas

Se você não tem o hábito de subir escadas e deseja começar a praticar esse exercício, aqui vai algumas dicas:

  • Comece devagar: Não exagere nos primeiros dias, procure sempre fazer alongamentos e aumente aos poucos a sua velocidade e o número de degraus que deseja subir. Coloque metas que você é capaz de cumprir!
  • Controle a respiração: A respiração é uma das suas principais aliadas. Nunca tente segurar a respiração! Mantenha uma constância, procure inspirar e expirar com coordenação.
  • Utilize tênis confortáveis: Além de prevenir lesões, a utilização de tênis apropriados fará com que você consiga fazer os exercícios por mais tempo.
  • Suba os degraus com o pé direito e em seguida leve o esquerdo.

Você poderá evoluir o seu treino, mas para isso deve fazer os exercícios regularmente.

Quem não pode praticar esse exercício?

  • Grávidas: Se não foi recomendação do médico, você nunca deverá fazer isso;
  • Idosos acima de 70 anos: Esses exercícios trabalham efetivamente os joelhos e quadris, o que pode afrouxar as articulações dos idosos;
  • Quem possui doenças cardíacas;
  • Quem possui lesões nos joelhos ou quadril.

Conclusão

Praticar exercícios é um costume que deveria ser aderido por todos. Se você tem um amigo ou familiar sedentário, procure orientá-lo e dar dicas para acabar com esse problema, como você pode perceber, subir escadas é uma ótima alternativa.

O primeiro passo para a prática de exercícios é a vontade, então se você tem esse desejo, mas ainda não começou, trace metas e vá logo atrás dos seus objetivos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS