Taekwondo esporte

0
129

O taekwondo esporte, antes de virar um esporte, era uma luta para se defender nas guerras. Existe a pelo menos 2 mil anos, porém, a que praticamos nos dias de hoje, é uma categoria adaptada com diferentes estilos.

Na década de 50, o general Choi Hong-hi obteve sucesso ao tentar difundir este esporte na Coreia do Sul. Consequentemente, o taekwondo se espalhou pelo mundo, e nos dias de hoje, muitos estão praticando lutas marciais para ter uma qualidade de vida, ou seja, vai além dos torneios.

Então se você está considerando adotar o taekwondo como esporte na sua vida, confira.

Estilos do taekwondo esporte

O taekwondo esporte possui ao menos três estilos, sabia? O World taekwondo federation (WTF), International taekwondo federation (ITF) e o Songaham taekwondo federation (STF). Entenda um pouco mais sobre eles:

  • WTF

O taekwondo chegou ao Canadá. Os mestres coreanos acharam que a luta estava perdendo a sua essência e ficando muito ocidentalizada. Então, criaram a nova federação, WTF.

O que era para ser apenas uma nova federação, acabou se tornando um novo estilo onde se usa mais os pés do que as mãos, e é um estilo mais olímpico.

  • ITF

Este foi originalmente criado pelo general Sul-coreano, Choi. Se executa os golpes com as mãos e os pés, igualmente como no karatê.

  • STF

Nele usa-se pés e mãos junto com a técnica de chão e armas. Em todos os estilos citados se usa armas, só este estilo em especifico, que uso delas é maior.

Aqui no Brasil, o estilo mais praticado é o WTF, ao menos 80% das academias de taekwondo no país, são do estilo WTF.

É interessante entender os estilos de taekwondo esporte, pois ao longo dos anos ele sofreu transições, que consequentemente culminaram nessas três principais federações de estilos da luta.

Técnicas do esporte taekwondo

Assim como qualquer outra arte marcial, o taekwondo esporte também tem suas técnicas. Separamos algumas para você, confira:

  • Aprimoramento de mão e pé

Uma filosofia do taekwondo é, aquele que só desenvolve uma técnica, é semelhante a um aleijado, mesmo que se sinta maior facilidade para usar as técnicas de pé do que as de mão, deve-se esforçar-se para desenvolvê-las igualmente.

Aprimorar pé e mão, se autodisciplinar e crescer moralmente, fisicamente e espiritualmente, são os principais objetivos do taekwondo.

  • Controle e respiração

É necessário cultivar a resistência. Conseguindo isso, tudo se torna mais fácil. Existe também outra razão, a força máxima nas lutas vem da mente e do espirito. Para adestrar o espirito, se parte para o treinamento físico.

E no taekwondo, uma das maneiras usadas para despertar a potência do espirito, é técnica da respiração correta.

A força desenvolvida através da respiração se concentra na região abdominal na região chamada “TANJON”, que é um ponto pequeno localizado cerca de dois dedos abaixo do umbigo.

  • Conscientização da técnica

Nenhuma técnica terá o seu valor total se não feita de forma consciente, por meio da observação. O praticante de taekwondo não deve se apressar para obter resultados imediatos ou a curto prazo. Só a repetição e o tempo, faz com que as armas, os pés e as mãos, fiquem suficientemente aguçados.

É preciso também, que o praticante entenda perfeitamente o porquê da técnica. Uma arma nas mãos de uma pessoa ignorante do seu uso, é o mesmo que nada.

O taekwondo esporte é muito fascinante. Além de oferecer uma filosofia rica, também contribui para o bem-estar físico. Gostou deste artigo? Então comente o que achou e compartilhe com os amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here