O taekwondo como defesa pessoal é uma ótima alternativa para aqueles que desejam ter mais confiança e aprender a agir em momentos arriscados (como assaltos, sequestros ou até agressão familiar).

É sabido que o Brasil tem se tornado cada vez mais violento devido sua cultura e à falta de oportunidades no mercado de trabalho. Como a polícia nem sempre está presente quando precisamos, a defesa pessoal é uma opção.

Aqui você irá conhecer um pouco mais sobre o taekwondo e, além disso, vamos fazer com que você entenda a necessidade da defesa pessoal para as mulheres.

Taekwondo como defesa pessoal: por que tão importante

O Taekwondo como defesa pessoal é extremamente importante para as mulheres. Aliás, não apenas esse tipo de luta marcial, como qualquer outra modalidade que possua técnicas de autodefesa.

Por que nós estamos levantando o fato de que para as mulheres a luta é mais importante? É claro que para os homens a defesa pessoal também é fundamental, no entanto, as mulheres correm mais riscos nas ruas.

Os homens correm vários perigos (assim como qualquer um de nós), que seria um assalto, envolvimento em alguma briga e coisas do gênero. Nessas situações, saber defesa pessoal pode te salvar!

No caso das mulheres há um risco muito grande de serem violentadas enquanto estão andando sozinhas pelas ruas. Sendo essa uma circunstância natural − e sendo a maioria dos lugares violentos − é um caso a ser estudado.

Na grande maioria das vezes os assediadores não possuem nenhuma arma ou semelhantes, então uma mulher que domine as técnicas do Taekwondo como defesa pessoal teria muito mais chances de se livrar dessa situação.

Infelizmente o medo constante é a realidade de muitas mulheres, principalmente as que vivem em regiões mais pobres e voltam tarde do trabalho ou estudos. Prevenir-se com a defesa pessoal é essencial.

Taekwondo: características

Para aprender o taekwondo como defesa pessoal você aprenderá a técnica como qualquer outra pessoa. Sendo assim, é importante que você conheça as principais características da luta:

  • No taekwondo é permitido usar as mãos e os pés como forma de defesa ou ataque. Pelas regras pré-estabelecidos, os pés apenas golpear as partes acima da cintura do oponente (e estas devem estar protegidas).
  • As mãos só podem golpear (socos) o peito do oponente (essa parte do corpo também está protegida pelos equipamentos).
  • A pontuação da competição é feita ao decorrer da luta e os pontos variam de 1 a 3.
  • Cada competição possui 3 rounds.
  • Cada round tem dois minutos de duração e entre eles há 1 minuto de descanso/recuperação.
  • Apenas em casos de empate é realizado mais um round.
  • Um dos lutadores pode vencer a luta por nocaute.

Onde fazer aulas de taekwondo

As aulas taekwondo para defesa pessoal são mais facilmente encontradas do que você imagina. Como as lutas (incluindo as artes marciais) se tornaram populares no Brasil, grande parte das academias estão as oferecendo.

Inclusive, há algumas academias que focam no Taekwondo como defesa pessoal. A técnica de taekwondo é passada com foco em golpes de defesa e ataque que podem ajudar em uma situação de risco.

Fazer aula com um profissional é fundamental, pois o mestre irá guiar os movimentos do aluno para que estes sejam bem executados. Quanto melhor for sua habilidade, mais confiante para se defender você estará.

É preciso ressaltar que o Taekwondo como defesa pessoal deve ser usado apenas quando houver controle da situação. Não se arrisque − seja homem ou mulher − em situações perigosas (caso haja alguém armado, por exemplo).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here