Benefícios do sono

Ao cuidar da nossa saúde, apostar em uma dieta equilibrada e fazer exercícios estão no topo da lista. No entanto, muitos de nós simplesmente ignoram o fato de que existem diversos benefícios do sono.

A importância de dormir é tão subestimada que está se tornando um problema sério.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 35% dos adultos não estão recebendo as – no mínimo – sete horas de sono recomendadas a cada noite.

Confira os principais benefícios do sono para mostrar a você o porquê é tão importante priorizar o seu.

Afinal, quais são os benefícios do sono?

1-) Reduz o risco de estresse

O estresse tem sérias implicações para nossos hormônios, assim como para nossa saúde. Ele também tem uma relação intensa com o sono.

– Nossos corpos passam por diferentes fases durante o sono e, em certos pontos, ele trabalha para restaurar, reparar e regenerar.

– Garantir que seu corpo tenha acesso a um sono de qualidade permitirá a você concluir este processo. Isso significa que você pode acordar revigorado.

Quando você se sente assim, sua visão sobre os problemas é vista de forma diferente de quando você está cansado. O sono também é uma ótima maneira de relaxar e limpar sua mente.

2-) Evita o ganho de peso

Prestar atenção a seu peso não é algo a ser feito apenas por vaidade. A obesidade está aumentando em todo o mundo e pode levar a outras doenças.

Um dos benefícios do sono é que ele pode ajudá-lo a controlar seu peso. Teorias sobre como o sono afeta a composição corporal estão relacionada aos hormônios humanos.

–  A leptina e a grelina são conhecidas por regular o apetite. Dormir gerencia o equilíbrio desses hormônios. Isto significa que se você não dorme o suficiente, isso causa um aumento da sensação de fome.

– De fato, estudos identificaram uma ligação clara entre falta de sono e obesidade.

  • Os resultados indicaram que os que dormem pouco foram 35% mais propensos a experimentar ganho de peso e têm um risco 27% maior de desenvolver obesidade.

3-) Impede o risco de ferimentos

Dormir o suficiente pode mantê-lo seguro. Isso pode ser aplicado a qualquer pessoa, mas é particularmente significativo para quem trabalha com maquinário ou dirigindo.

Se você não obteve a quantidade certa de sono, isso pode afetar seu tempo de reação e obscurecer seu julgamento. E essa combinação tem o potencial de causar acidentes.

– Quase 20% de todas as lesões graves em acidentes de trânsito estão associadas à sonolência do motorista.

  • Os resultados da pesquisa também sugeriram que os trabalhadores com problemas de sono aumentam o risco de lesão mais de 1,5 vezes em relação aos trabalhadores que dormem o suficiente.

4-) Chance reduzida de depressão

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental, a depressão é um dos transtornos mentais mais comuns do mundo. E, dentre os benefícios do sono, está o auxílio a essa doença.

– A depressão é um transtorno de humor que causa sentimentos de tristeza, baixa autoestima ou negatividade. Em casos graves, pode afetar dramaticamente a vida do dia-a-dia.

– A má qualidade do sono está intimamente relacionada à depressão. Muitos insones são frequentemente tratados para esse transtorno.

  • Em uma pesquisa, aqueles que relataram sintomas de insônia tiveram uma taxa de depressão de 33,6%.

5-) Melhora do seu sistema imunológico

O sistema imunológico é a linha de frente do corpo e a defesa que impede você de adoecer. No entanto, ele exige sono para permanecer em condição de combate.

– Quando você dorme, seu corpo produz proteínas e anticorpos que aumentam sua imunidade e afastam a infecção.

  • Se você não descansa o suficiente, isso interfere em todo o processo, tornando-o mais suscetível a doenças.

Conhecendo melhor os benefícios do sono você se torna capaz de melhorar sua qualidade de vida e de obter mais saúde!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS