HomeAcademia Pratique FitnessHidroginástica academia Pratique

Hidroginástica academia Pratique

Se você já esteve na academia Pratique, certamente sabe e conhece suas práticas voltadas para a hidroginástica. Contando com atividades temáticas, esse exercício beneficia não apenas o corpo, mas também a alma.

A hidroginástica da academia Pratique conta com aulas muito animadas, exercícios diferenciados e professores capacitados.

Os alunos interagem e criam amizade, promovem café da manhã, lanche com frutas e muitas festas.

As aulas temáticas são sucesso entre eles. Queimam calorias se divertindo na academia.

No mínimo duas vezes ao ano acontece em parques de Belo Horizonte a caminhada da hidroginástica. Os alunos de todas as unidades se reúnem em um momento descontraído para exercitar a mente, o corpo e fazer boas amizades. Claro que depois da caminhada tem “aulão”, uma Super aula de hidroginástica para todos!

Saiba mais sobre as práticas de hidroginástica e sobre os benefícios que apostar nelas traz para sua saúde, em especial junto a uma espaço de qualidade como a academia Pratique!

Benefícios da hidroginástica

Exercício e terapia são muito menos dolorosos em água morna do que em terra. Por isso, a hidroginástica é uma excelente prática para manter em dia as articulações corporais.

– A água proporciona um exercício de baixo impacto e baixo peso que permite ao fluido sinovial trazer nutrientes para as superfícies articulares e minimizar o risco de ferimentos ou estresse indevido nas articulações.

  • Além disso, a hidroginástica reduz as forças que incomodam os pés e que “apertam” os músculos, ligamentos, tendões e ossos, diminuindo a carga sobre o corpo.

– Durante o exercício, o peso do corpo humano é reduzido em até 90%, dependendo da profundidade da água.

– À medida que o corpo é gradualmente imerso, a água é deslocada, criando uma força de empuxo. Isso elimina o peso das articulações imersas progressivamente e, posteriormente, permite a imersão do pescoço.

  • A força de compressão é exercitada na coluna, quadris e joelhos, tornando o corpo suspenso ou flutuando na contração máxima da água sob a influência da gravidade – e com a ascensão da flutuabilidade.
  • Esse efeito é de grande vantagem terapêutica, pois a capacidade de peso corporal, por sua vez, reduz a pressão sobre as articulações, permitindo que as articulações se movam mais livremente e gerando menos dor.

O exercício aquático reduz o risco de quedas

Estatisticamente, durante uma pessoa de meados dos anos sessenta, a preocupação deve ser redobrada. Estudos mostram que uma em cada três pessoas de 65 anos cairá anualmente.

– Além disso, a chance de cair aumenta proporcionalmente com a idade, chegando a 50% aos 80 anos.

  • As quedas são a principal causa de lesão fatal em pessoas com mais de 75 anos e são uma preocupação séria, especialmente entre as comunidades de aposentados.

Na hidroginástica, a flutuação ajuda a reduzir a pressão corporal dos pacientes – com o exercício físico atuando nas articulações e tornando mais fácil a vida de pacientes que sofrem de artrite ou cirurgia de substituição articular.

  • Os níveis de água podem ser ajustados para criar o ambiente ideal para pacientes, que variam de 90% a 10% de perda de peso.

Além da flutuação, a água fornece pressão hidrostática, o que reduz a inflamação das articulações, melhora a velocidade e melhora a posição das articulações.

Correções posturais podem ser feitas com menos ênfase e desconforto. A água morna também estimula a consciência corporal, o equilíbrio e a estabilidade do tronco.

Os pacientes experimentam um alto relaxamento muscular e vasodilatação vascular, resultando em aumento do fluxo sanguíneo e cicatrização precoce de qualquer ferimento.

A viscosidade de um ambiente aquático é uma excelente fonte de resistência para o fortalecimento do organismo.

Os pacientes podem melhorar a mobilidade, força e função rapidamente durante o processo de cicatrização. O ambiente aquático também fornece feedback sensorial, abre os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo.

Sabendo tudo sobre os benefícios da hidroginástica, que são aplicados a todas as idades, não se esqueça de entrar em contato conosco para saber mais sobre essas atividades e para se tornar um parceiro da academia Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS