Os benefícios da ginástica para as doenças do coração são diversos, sendo essencial a prática de atividades físicas para ter uma vida saudável. Mas quais são as reais vantagens dessas atividades?

Muitas pessoas, mesmo sabendo da importância, ainda não realizam atividades físicas. Isso pode trazer seriíssimas consequências, principalmente para os idosos.

O sistema cardíaco merece total atenção e praticar alguns minutos de atividade física faz toda a diferença na qualidade de vida.

Quais os principais benefícios da ginástica para as doenças do coração

Diversas pesquisas apontam os benefícios da ginástica para as doenças do coração. Dentre as principais vantagens estão:

  • Aumenta o HDL (chamado de colesterol bom)
  • Diminui o nível de triglicerídeos
  • Diminui a pressão arterial
  • Melhora as funções endoteliais
  • Diminui o nível de glicemia em jejum
  • Aumenta o diâmetro dos casos sanguíneos
  • Diminui os riscos de inflamação
  • Diminui a frequência cardíaca

Todos esses benefícios da ginástica para as doenças do coração aumentam a saúde do coração de modo geral. Isso diminui drasticamente o risco de infarto ou outras complicações cardíacas.

Considerando que maior parte das pessoas morre de doenças cardíacas, preocupar-se com a saúde do coração é garantir uma vida mais saudável e duradoura.

Além disso, os benefícios ao sistema cardíaco são apenas algumas das diversas vantagens que a prática de atividades proporciona.

Sobre a frequência de exercícios físicos, é recomendada a prática de 30 minutos de atividades aeróbicas por, em média, cinco vezes na semana. Corrida, caminhada, aula de dança, andar de bicicleta e atividades semelhantes são recomendadas.

Além dos benefícios da ginástica para as doenças do coração

Os benefícios da ginástica para as doenças do coração é apenas o começo. A prática de exercício físico faz bem para todos os âmbitos da vida, incluindo saúde física, mental e emocional.

  • Perda de peso

Atividades aeróbicas proporcionam grande perda de peso. Isso também é uma forma de ajudar o sistema cardíaco, pois a gordura do corpo é eliminada.

  • Evita diabetes

A diabetes é uma doença que acomete muitas pessoas. As atividades físicas são uma ótima forma de se prevenir contra essa doença.

  • Aumento da coordenação motora

A coordenação motora é fundamental, principalmente para pessoas mais velhas, que acabam perdendo um pouco dessa habilidade ao passar do tempo.

  • Sistema imunológico

Além da direta influência na saúde do coração, os exercícios físicos também fortalecem o sistema imunológico.

  • Combate sintomas de ansiedade, depressão e estresse

As atividades físicas liberam os famosos hormônios da felicidade, tornando-se grandes aliadas na luta contra depressão, ansiedade e estresse.

  • Dá mais disposição para o dia a dia

Apesar de gastar energias, as atividades físicas proporcionam mais disposição para a realização das tarefas diárias. Além disso, são perfeitas para combater problemas com insônia.

  • Qualidade de vida

Os exercícios físicos aumentam a qualidade de vida de forma geral, sendo fundamental praticá-los frequentemente.

Procure por bons profissionais

O acompanhamento profissional na prática de exercícios físicos é essencial. As atividades fazem muito bem à saúde, mas a condução incorreta dos movimentos e atividades podem proporcionar efeitos negativos.

Dessa forma, é essencial procurar por uma academia credenciada e que trabalhe com profissionais habilitados e qualificados. Essa é a única forma de garantir todos os benefícios.

Há muitas atividades que podem ser feitas para ajudar na saúde do coração, basta escolher aquela que mais lhe agradar!

Procure agora mesmo a unidade mais próxima da Pratique Fitness para aproveitar de todos os benefícios da ginástica para as doenças do coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here