Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

A hipertensão é um problema que assola milhões de pessoas em todo o mundo. Dentre os motivos, a má alimentação e o sedentarismo despontam como principais. Mas, afinal, qual o exercício mais recomendado para os hipertensos?

A prática de atividades físicas com certeza é uma das melhores formas de manter um estilo de vida saudável. É comprovado que o sedentarismo pode desencadear uma série de doenças, inclusive a temida pressão-alta.

Mas, a verdade é que muita gente não sabe nem por onde começar, e sequer imagina qual é o exercício mais recomendado para os hipertensos. Chegou a hora, então, de matar essa charada.

Natação É O Exercício Mais Recomendado Para Os Hipertensos

Se você quer controlar a sua pressão arterial a partir de atividade física saiba que dar um bom mergulho na piscina da academia pode ser o caminho.

Esse é o exercício mais recomendado para os hipertensos justamente porque ajuda na circulação sanguínea, mantém o corpo em movimento e consegue promover saúde e bem-estar.

  • Excelente para quem está obeso:

Embora não seja um quadro exclusivo de quem sofre com obesidade, a pressão alta costuma aparecer em pessoas que estão com peso muito elevado, sim. Porém, essas pessoas enfrentam outro problema.

Geralmente não podem praticar atividades físicas com frequência pois, as articulações – sobretudo os joelhos – estão comprometidos graças a grande carga que carregam.

Novamente a natação aparece como sendo a melhor solução! Isso porque além de ser o exercício mais recomendado para os hipertensos é também o mais indicado para quem está obeso.

Por Que Pessoas Obesas Podem Praticar Natação?

Essas pessoas podem praticar natação e hidroginástica e quaisquer outros exercícios que aconteçam dentro da água, pois, enquanto submerso, o corpo não sofre com grandes impactos.

Sendo assim, podemos dizer que a água protege as articulações contra os grandes impactos. Então, exercício mais recomendado para os hipertensos que desenvolveram a doença por conta da obesidade também é a natação.

  • Perfeito para quem tem mais de 50 anos:

Outro grupo de pessoas que costuma sofrer com articulações mais frágeis é aquele que se refere a pessoas com mais de 50 anos.

É comum que a partir dessa idade comecem a sentir dores diversas, problemas na coluna, nas articulações etc. Então novamente temos um quadro de pessoa fragilizada, mas que precisa se exercitar.

Também é nessa idade que muitas começam a apresentar descontrole de pressão arterial. Então, fazer algum tipo de exercícios físico se torna fundamental para quem quer ter saúde.

Novamente podemos citar a natação como o exercício mais recomendado para os hipertensos, inclusive quando estamos falando de pessoas com idade mais avançada.

Cuidados Que A Pessoa Hipertensa Deve Ter Antes De Começar A Se Exercitar

Os cuidados que uma pessoa que sofre de pressão alta deve ter são os mesmos que outras pessoas precisam. A começar por consultar um médico para obter uma autorização para praticar atividades.

O médico deverá analisar o seu quadro para chegar a uma conclusão sobre qual é a atividade mais indicada e a frequência que você deve praticá-la.

Outro ponto de extrema importância é que você procure uma academia qualificada para treinar natação ou qualquer outra atividade que você escolha.

É fundamental ter um instrutor ao seu dispor que consiga lhe orientar durante todo o processo de aprendizado, e que garanta a sua segurança e bem-estar nas aulas na piscina.

Na Pratique Fitness você conta com uma equipe altamente qualificada e um ambiente totalmente equipado para lhe receber. Você poderá praticar essa e outras modalidades que fazem parte dos planos. Acesse o site e saiba mais.

O exercício mais recomendado para os hipertensos é, com certeza, a natação. Mas existem outras atividades que podem não somente lhe ajudar a ter mais saúde, mas também promovem o bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here