HomeNataçãoBenefícios da natação

Benefícios da natação

Se você está procurando praticar algum tipo de exercício para melhorar a sua vida, acompanhe esse texto para você ficar por dentro de quais são os benefícios da natação.

Encontrar um estilo de atividade física que te ajuda a ganhar massa muscular, emagrecer, melhora o seu condicionamento físico e sistema respiratório com um baixo risco de lesões é bem difícil.

Mas o esporte que é um dos mais praticados no mundo e reúne todas essas características citadas acima é a natação. Vamos abordar quais são os benefícios da natação para a sua vida.

Resumidamente a natação é um exercício que pode trazer diversos benefícios para sua vida, como por exemplo, equilíbrio corporal, perda de calorias, e muitos outros.

Entretanto antes de você entrar na água é importante saber quais são as características desse esporte e compreendê-lo um pouco mais para que você não cometa um equívoco na hora do seu treino.

A natação é um esporte que ajuda você a perder mais calorias do que uma outra atividade de baixo impacto, como por exemplo a caminhada. Sendo assim, esse exercício é indicado para quem quer perder peso, mas não quer atividades que são mais pesadas.

O risco de lesões dentro das aulas de natação é muito baixo, isso devido ao baixo impacto que essa atividade proporciona. Esse exercício é uma excelente alternativa para quem quer perder peso em pouco tempo.

Natação emagrece?

Através dos exercícios da natação o aluno consegue perder mais calorias do que exercícios de baixo impacto, como esteira em um ritmo lento, ou por exemplo a caminhada ao ar livre.

Veja agora quais são os benefícios da natação

A natação é uma das atividades mais praticadas no mundo, ela é um tipo de exercício bem completo atuando em diversas áreas musculares do corpo, trazendo para você inúmeros benefícios.

Agora que você já conhece um pouco sobre a natação e como funciona esse tipo de exercício, que também é possível emagrecer praticando essa atividade, vamos conferir alguns benefícios:

  • Melhora o sistema respiratório

Os exercícios de natação são ótimos para pessoas que possuem algum tipo de problema respiratório, como por exemplo, bronquite, asma ou outro tipo de DPOC.

Isso ocorre pois o individuo aprende a controlar melhor o ritmo da sua respiração. Além desse fato, a umidade do local é importante para dilatação dos brônquios (vias respiratórias) daqueles que possuem dificuldade para respirar.

  • Ajuda você a emagrecer

Primeiramente, qualquer atividade que você vá praticar com o intuito de emagrecer, é necessário que você a pratique de forma regular, sempre mantendo uma frequência.

  • Baixo Impacto

Ainda que a natação seja um dos exercícios que mais queima gorduras e calorias, ela é um exercício de baixo impacto nas articulações. Por isso ela é bastante recomendada para pessoas da terceira idade que já possuem doenças como artrose e artrite.

  • Trabalha inúmeros músculos

Os exercícios da natação exigem que você trabalhe braços, perna, abdômen e tórax.

Quando você executa em ambos os lados igualmente o exercício, você garante um maior equilíbrio entre os músculos.

  • Ganhar massa muscular

A natação é uma excelente alternativa para aqueles que querem ganhar massa muscular, principalmente os mais sedentários. Isso ocorre pois ela atua em diversos músculos diferentes.

  • Colabora no tratamento da fibromialgia

Foi comprovado através de diversos estudos que exercícios de baixo impacto colaboram, e muito, para o tratamento da fibromialgia. Podemos dizer que esses efeitos são em razão da corrida e da caminhada aquática.

Onde devo praticar aulas de natação

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa atividade tão praticada mundialmente, comece a se exercitar na maior rede de academias de Minas Gerais, se matricule na Pratique Fitness.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS