HomeAcademiaQUAIS AS VANTAGENS DA HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES?

QUAIS AS VANTAGENS DA HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES?

Muitas mulheres acreditam que a gestação não combina com exercícios, mas a verdade é que a maioria dos médicos recomenda a prática de atividade física durante a gravidez, principalmente a hidroginástica para gestantes.

Sabemos que as mudanças corporais que acontecem com a mulher durante a gravidez atrapalham a mobilidade, no entanto, os exercícios promovem grandes benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Se você pretende ter uma gestação ativa e saudável, mas está com receio de se machucar ou machucar o bebê durante a prática de exercícios, saiba que existem atividades seguras. A hidroginástica, por exemplo, é uma das atividades mais recomendadas para as gestantes.

Continue a leitura e entenda quais são os benefícios da hidroginástica para gestantes!

Quais os benefícios da hidroginástica na gravidez?

Alívio e prevenção de dores nas costas. Controle de peso da gestante. Relaxamento físico e mental. Maior qualidade do sono. Melhora circulação na gravidez. Fortalecimento de músculos.

Estou grávida posso fazer hidroginástica?

Entre obstetras e profissionais de educação física, não há dúvidas: a natação e a hidroginástica são algumas das melhores atividades físicas durante a gestação, porque reduzem o impacto nas articulações, aliviam o peso da barriga, fortalecem a musculatura, melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem o inchaço no corpo.

O que é melhor para a gravidez hidroginástica ou Pilates?

A hidroginástica é uma das atividades físicas para gestantes mais recomendadas pelos médicos, pois ajuda a mulher a se exercitar sem sobrecarregar o corpo, pois a água suaviza os movimentos. Essa modalidade é como uma aula de aeróbico, exercida dentro da água.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Quais as vantagens da hidroginástica para gestantes?
Quais as vantagens da hidroginástica para gestantes?

Melhora o Humor!

Todos sabem que, por conta da mudança hormonal, o humor da mulher oscila muito durante a gravidez. Crises de choro e momentos de estresse são considerados normais pelos médicos. As atividades físicas, além de aliviar o estresse, ajudam a controlar as mudanças de humor. Isso acontece porque o nosso corpo libera dois hormônios muito importantes durante a prática de exercícios: a endorfina e a serotonina.

A endorfina é conhecida como o analgésico natural do corpo humano porque é capaz de dar a sensação de bem-estar e tranquilidade. A produção desse hormônio reduz a ansiedade e alivia dores.

Já a serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade. Além de ajudar na estabilidade emocional e melhorar o humor, esse hormônio também controla os níveis de colesterol.

Ameniza as Dores do Parto!

A hidroginástica para gestante trabalha os músculos mais importantes para a mulher durante o parto, entre eles o períneo e o abdômen. O fortalecimento desses músculos é fundamental para que a mãe tenha um parto mais fácil e menos doloroso. Os exercícios praticados durante a hidroginástica também ajudam a diminuir as dores nas costas e o inchaço nos pés, problemas que a maioria das gestantes tem, principalmente no final da gestação.

Controla o Peso!

Ganhar peso durante a gravidez é algo totalmente normal, afinal, o seu corpo está gerando outra vida. No entanto, é preciso ter atenção para não ganhar peso de forma excessiva. Quanto mais a mulher engordar na gestação, mais difícil será emagrecer após o parto. As atividades físicas ajudam a controlar o peso e aceleram o metabolismo, o que ajudará a gestante a voltar ao seu peso normal após o parto.

Ajuda na Circulação Sanguínea!

A retenção de líquidos causa o inchaço das pernas e dos pés durante a gravidez. A maioria das gestantes reclama de dor causada pela má circulação sanguínea. Os movimentos feitos durante a hidroginástica funcionam como uma drenagem linfática natural, pois estimulam a circulação sanguínea e aumentam a oxigenação do sangue. A força da água também ajuda a sustentar o peso do corpo e diminui a pressão sobre as pernas, por isso a hidroginástica previne a formação de varizes e ajuda a diminuir as dores do inchaço.

Melhora na Autoestima!

Embora seja uma das fases mais belas da vida de uma mãe, a maioria das mulheres sofre muito com baixa autoestima durante a gestação. O aumento do peso, o inchaço e as mudanças na fisionomia são os grandes responsáveis por essa falta de amor-próprio. Praticar atividades físicas é uma forma de autocuidado. A partir do momento que a mulher começa a dedicar mais tempo para si mesma, ela acaba recuperando parte da sua confiança.

Os benefícios da hidroginástica para gestantes são diversos e impactam positivamente tanto na saúde da mãe quanto na do bebê. Além de melhorar o humor, amenizar as dores do parto, controlar o peso, ajudar na circulação sanguínea e elevar a autoestima, a hidroginástica proporciona um ambiente seguro e confortável para as gestantes se exercitarem. Portanto, se você está grávida, não hesite em procurar uma academia de confiança para começar as suas aulas de hidroginástica e desfrutar desses benefícios incríveis. Sua gestação ativa e saudável está ao seu alcance!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Quais as vantagens da hidroginástica para gestantes?
Quais as vantagens da hidroginástica para gestantes?

Conheça a academia Pratique Fitness!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS