Hidroginástica para gestantes – Mais saúde para as mamães

0
1425

Como grande parte das mulheres já devem saber, a gravidez é como se fosse um momento mágico nas suas vidas, porém essa fase acaba significando o surgimento de diversas dores no corpo, as quais são bastante comuns na gestação. Por isso, é sempre recomendado a hidroginástica para gestantes.

A hidroginástica para gestantes é capaz de aliviar muitas vezes evitar tais desconfortos, sendo considerada como uma das atividades físicas mais completas, pois sempre trabalha todos os músculos do corpo, aliviando o estresse e ainda garantindo a melhora do condicionamento físico.

Assim, muitas mulheres grávidas buscam a hidroginástica como prática de exercício físico devido as mudanças que afetam a mobilidade do corpo, além é claro do medo de machucarem o bebê quando realizam certos movimentos em outro tipo de modalidade de atividade física.

Benefícios da hidroginástica para gestantes

As mulheres grávidas que estão em busca de alguma atividade física, devem saber que a hidroginástica é bastante recomendada por médicos devido ao fato de apresentarem inúmeros benefícios, os quais são:

  • A hidroginástica diminui o inchaço e varizes, além ainda de garantir muitos benefícios para o sistema circulatório. Geralmente, o inchaço ou também conhecido como edema, ele acontece em média no 7º mês de gestação.

Tal problema pode acometer principalmente os membros inferiores das gestantes, e é sempre causado devido a retenção de líquidos natural da gravidez.

Além disso, o retorno venoso também é bastante prejudicado, principalmente porque quando o bebê cresce, ele acaba comprimindo as veias pélvicas. Assim, a realização da hidroginástica é bastante indicada, pois ela é capaz de funcionar como drenagem linfática.

Mas, caso você ainda não saiba, a drenagem linfática é considerada ainda como uma massagem terapêutica muito usada para a eliminação das toxinas e líquidos que estão acumulados no corpo.

Com isso, por meio dos movimentos, o líquido acaba sendo drenado, o que reduz o inchaço e ainda aumenta a circulação do sangue, o que evita que ocorra as varizes, bastante comum nos membros inferiores.

Além disso, o movimento da água faz com que o corpo da grávida quando está realizando a hidroginástica acaba simulando uma massagem terapêutica, propiciando assim uma menor formação de varizes e edema.

  • Outro grande benefício da hidroginástica para gestantes é a melhora no humor, no sono e na energia, pois com a prática dessa atividade física, diversos são os benefícios.

Para as futuras mamães, é importante que elas fiquem atentas a essas atividades, pois existem algumas restrições. Assim, a hidroginástica para grávidas é também muito permitida por ser mais segura, pois elimina tais riscos de acidentes, como as quedas.

Outro ponto importante ainda é o fortalecimento dos músculos do abdômen e do períneo, o que reduz aquele certo desconforto que é ocasionado pelo aumento do peso da barriga, além ainda de preparar o corpo para o momento do parto.

Além disso, a hidroginástica ainda reduz aquelas dores nas costas, a prisão de ventre e o cansaço, ajudando a gestante a manter o seu humor e o sono em dia.

  • Por fim, como um dos últimos benefícios da hidroginástica para gestantes, é a diminuição da ocorrência de doenças na gestação. Assim, pode-se dizer que mesmo a gravidez sendo um momento único na vida de uma mulher, esse também é um período que pode ocasionar no surgimento de muitas doenças.

Além disso, a ansiedade e o estresse são muito comuns nessa fase final, pois é um momento em que ocorrem muitas inseguranças e novidades, e com isso, outros problemas acabam surgindo, como a diabetes ou o sobrepeso.

Portanto, a hidroginástica para gestantes é um excelente exercício física nessa fase da vida da mulher, pois ele é capaz de liberar muita endorfina, o qual é um hormônio que garante sensações de bem-estar e muita tranquilidade, o que é fundamental para que a gravidez nãos seja estressante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here