HomeAcademiaIMPACTOS DO SEDENTARISMO NA SUA SAÚDE!

IMPACTOS DO SEDENTARISMO NA SUA SAÚDE!

O sedentarismo é um comportamento diário que se caracteriza por uma quantidade elevada de tempo gasto com atividades que não promovem um gasto energético significativo em relação aos níveis de repouso ou atividades de baixo gasto energético.

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de um conceito que não se relaciona apenas à falta de atividades físicas, uma vez que uma pessoa que faz atividades físicas pode ser sedentária quando não as realiza de forma regular ou de forma insuficiente.

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Como o sedentarismo afeta a saúde?

A falta de atividade física reduz o metabolismo e prejudica a capacidade do organismo, podendo aumentar o risco de mortalidade pelo surgimento e agravamento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade. Por esse motivo é muito importante manter uma rotina física ativa, com práticas regulares.

Quais são as consequências do sedentarismo para a saúde física e mental?

O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, de autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.

O que falar sobre o sedentarismo?

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício. Na verdade, também se caracteriza como sedentarismo a redução da prática de exercícios.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Impactos do sedentarismo na sua saúde!
Impactos do sedentarismo na sua saúde!

Quais são os impactos do sedentarismo na saúde?

O sedentarismo é considerado um grave problema de saúde pública, uma vez que é fator de risco para o desenvolvimento de diferentes problemas de saúde, tais como diabetes, obesidade e hipertensão. Reduzir o sedentarismo é fundamental para a melhora da qualidade de vida e para evitar doenças.

Doenças cardíacas: O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Pessoas sedentárias têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que pessoas ativas. Isso ocorre porque o sedentarismo aumenta o risco de aterosclerose, uma condição na qual ocorre o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Essas placas podem estreitar as artérias e dificultar o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrames.

Obesidade: O sedentarismo também é um fator de risco importante para o desenvolvimento da obesidade. Pessoas sedentárias têm mais probabilidade de serem obesas do que pessoas ativas. Isso ocorre porque o sedentarismo reduz o gasto de energia, o que pode levar ao aumento de peso.

Diabetes tipo 2: O sedentarismo também é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Pessoas sedentárias têm duas vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que pessoas ativas. Isso ocorre porque o sedentarismo diminui a sensibilidade à insulina, uma hormona que ajuda o corpo a usar a glicose para obter energia.

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Outros problemas de saúde!

Além das doenças cardíacas, obesidade e diabetes, o sedentarismo também está associado a outros problemas de saúde, como:

Câncer: alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, o câncer de cólon e o câncer de pulmão, estão associados ao sedentarismo.

Osteoporose: o sedentarismo pode aumentar o risco de osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos.

Problemas de saúde mental: o sedentarismo também está associado a problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade.

Comprometimento do sono: o sedentarismo pode comprometer a qualidade do sono.

Como reduzir o sedentarismo?

Para reduzir o sedentarismo, é importante aumentar o nível de atividade física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana.

Algumas dicas para aumentar o nível de atividade física incluem:

Caminhar: a caminhada é uma atividade física simples e acessível que pode ser realizada em qualquer lugar.

Subir escadas: ao invés de usar o elevador, suba as escadas.

Praticar esportes: esportes como futebol, vôlei e basquete são uma ótima maneira de se exercitar.

Dançar: a dança é uma atividade física divertida e estimulante que pode ser praticada em qualquer idade.

O sedentarismo é um grave problema de saúde pública que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas. É importante reduzir o sedentarismo para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Impactos do sedentarismo na sua saúde!
Impactos do sedentarismo na sua saúde!

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS