A ginástica é uma ótima opção de atividade física, pois ela trabalha com todos os músculos do corpo, sempre alongando e criando flexibilidade. Além disso, existem vários tipos de ginástica para escolher e praticar.

No entanto, como em toda prática de exercícios físicos, a ginástica não deve ser praticada em exagero, pois isso pode acarretar sérios riscos para quem não sabe a hora de parar ou exige demais do próprio corpo.

Entenda o que é ginástica, como funciona, onde você pode praticar e ainda fique por dentro de todos os benefícios e riscos para poder se alertar e tomar cuidado quando for praticar. Confira!

O que é ginástica

Ginástica é uma atividade física que agrupa uma série de vários movimentos, os quais devem ser praticados regularmente para desenvolver flexibilidade e elasticidade no corpo de quem realiza o exercício.

Além disso, ela também pode ser praticada em diversos ambientes: na academia, no parque, em casa, ou qualquer lugar que tenha um certo conforto para poder se apoiar sem machucar as articulações.

A ginástica também pode ser uma atividade de âmbito profissional e olímpico, em que passa a ser nomeada de ginástica rítmica e ginástica artística, integrando à prática movimentos mais elaborados para serem apresentados, quase como uma coreografia.

Enfim, seja profissional ou apenas um treino de academia, a ginástica pode trazer muitos benefícios para o corpo e a mente, mas também alguns riscos aos quais deve-se estar atento. Confira a seguir.

Benefícios

A ginástica é uma atividade repleta de benefícios para o corpo, para a saúde e para a mente. Confira todas as vantagens que ela pode te trazer em pouco tempo, caso pratique regularmente:

  • Melhora o sono, deixando o corpo mais descansado e aumentando a energia e disposição para viver o cotidiano;
  • Ela também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade;
  • Melhora a força e a elasticidade do corpo, tonificando os músculos e queimando calorias;
  • Ajuda a queimar a gordura localizada;
  • A ginástica também libera endorfina no corpo, o que causa o aumento do bem-estar e proporciona mais felicidade e autoconfiança;
  • A atividade também fortalece os ossos e as articulações do corpo;
  • Por fim, ela também ajuda a melhorar o equilíbrio e corrige a postura.

Riscos da ginástica

No entanto, nem tudo são flores. A ginástica, bem como qualquer outra atividade física ou esporte, pode trazer alguns riscos para os praticantes.

Caso seja praticada em exagero, ela pode ocasionar sérias lesões e acabar machucando ligamentos, articulações, músculos e ossos.

Por isso, é preciso saber os limites de seu corpo e não exigir mais do que pode entregar. Tenha ciência de que a ginástica também se aprende gradativamente, e ficar bom é uma questão de treinos regulares, e não necessariamente intensos.

Então, é sempre bom também ter um profissional da saúde por perto, que possa fazer um acompanhamento médico de qualquer atividade que você escolher, para que te ajude a evitar problemas como esse, e possa lhe oferecer suporte.

Fora isso,  não deve trazer nenhuma contraindicação, desde que a sua saúde esteja em dia e o seu condicionamento físico também, você estará livre para praticar à vontade e não correrá nenhum risco.

Portanto,  é uma ótima atividade física para ser praticada, pois está repleta de benefícios. Basta ficar atento os riscos e você terá uma ótima experiência!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here