Dores nas pernas é um problema que afeta a maioria das pessoas, em especial as que trabalham de pé ou passam boa parte do tempo nessa posição. A pratica de atividades físicas, tais como zumba ou hidroginástica pode ajudar.

Mas como saber qual a melhor opção para prevenir e tratar as dores nas pernas? Alguns fatores podem influenciar na escolha da atividade física, portanto é importante se atentar a alguns detalhes.

O primeiro ponto é reconhecer a raiz do problema. Fazer um checkup médico, para se assegurar de que não há nenhum problema mais grave de saúde, pois caso haja, é preciso um tratamento prescrito pelo médico.

Zumba ou Hidroginástica: Qual a melhor atividade física?

Tanto a zumba, quanto a hidroginástica oferecem incontáveis benefícios para a saúde do corpo e da mente, de modo que não existe uma opção melhor, apenas diferente, de acordo com o perfil do praticante e seus objetivos.

Antes de escolher, deve ser feita uma comparação entre os benefícios e características de cada atividade e escolher a que melhor se encaixa ao perfil do aluno. Fatores como estado de saúde e condicionamento físico devem entrar nessa lista.

Benefícios da Zumba

A zumba é uma atividade física aeróbica, que tem como base a dança latina. Através dela, é possível perder peso (na verdade ela é um dos exercícios que oferecem maior perda de peso), melhorar a coordenação motora e circulação corporal.

Além disso, outros benefícios são:

  • Melhora no sistema nervoso e cardiovascular

  • Combate ao sedentarismo

  • Sensação de bem-estar pela liberação de endorfina

  • Alívio de ansiedade, stress e depressão

  • Melhora na musculatura

  • Combate a retenção de líquidos

  • Melhora o equilíbrio e a flexibilidade

Sabendo disso, pode-se afirmar que a pratica da zumba auxilia muito na prevenção de diversos problemas de saúde, assim como combate alguns sintomas de problemas existentes, portanto é muito recomendada para quem sofre de dores nas pernas.

Benefícios da Hidroginástica

Assim como a zumba, a pratica da hidroginástica traz muitos benefícios para a saúde. São estes os principais:

  • Aumento da resistência dos ossos

  • Redução de dores musculares

  • Prevenção de lesões

  • Alívio de dores causadas pela artrite

  • Queima de calorias

  • Sensação de bem-estar e relaxamento

Diferente da zumba, que pede um intervalo de, pelo menos um dia, entre um treino e outro, a hidroginástica pode ser feita todos os dias, apenas observando o tempo de aula, de acordo com o condicionamento do praticante.

Esses benefícios são explicados pela junção atividade física + água, pois essas atividades forçam o movimento dos principais grupos musculares do seu corpo, muitas vezes todos de uma vez, de modo que a queima de calorias e a tonificação muscular acontecem de maneira intensa.Aula Ritmos 2019

Conclusão

A partir disso, vê-se que ambos os exercícios são benéficos e devem ser inseridos na rotina de pessoas que querem cuidar da sua saúde, perder peso, manter o corpo em atividade e combater o sedentarismo.

Porém, a hidroginástica apresenta soluções relacionadas a dores nas pernas, como é o caso do aumento da resistência dos ossos e do alívio das dores de artrite, que é uma das principais causas de dores nas pernas.

A zumba e a hidroginástica, se aliadas, oferecerão ao aluno, uma experiência de bem-estar e prevenção a diversos problemas de saúde, além dos benefícios para a saúde mental, que é o alívio de stress e ansiedade.

Pode-se concluir afirmando que as duas atividades promovem melhoras para as dores nas pernas. A escolha dependerá dos fatores citados acima. Independente da escolha do aluno, zumba ou hidroginástica, a academia pratique fitness tem o plano ideal para ele.

Consultas no site: https://pratiquefitness.com.br/blog/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here