A procura por uma vida saudável cresce cada vez mais e, hoje, os exercícios físicos – nas suas mais diversas formas – são procurados por pessoas de qualquer idade. Mas como começar o treino de musculação?

Muitas são as pessoas que nunca praticaram exercício físico (salvo algumas aulas de educação física) e não fazem a menor ideia do que é um treino de musculação ou qualquer outra atividade física.

Será que há alguma necessidade de entender sobre o assunto ou é só aparecer na academia e pedir um treino? Muitos escolhem essa última opção, mas nem de longe ela é a mais recomendada.

Algumas dicas podem ajudar – e muito – nesse primeiro momento de mudanças de hábitos.

 

Quais são as principais dicas para começar um treino de musculação

Começar a praticar treino de musculação não é nada complexo. De fato, um bom instrutor saberá conduzir as aulas com maestria. Apesar disso, algumas dicas fazem a diferença:

  • Escolha uma atividade que você gosta para o treino de musculação

A musculação é uma das atividades físicas mais conhecidas, no entanto, há muitas outras modalidades. Spinning, aulas de dança, natação, treino funcional e muitos outros exercícios trazem diversos benefícios à saúde.

Quando encontramos uma atividade que nos dá prazer, os resultados aparecem mais rapidamente e a saúde mental também é muito trabalhada.

  • Estabeleça os seus objetivos

Qual é o seu objetivo dentro da academia? Emagrecer, ganhar massa magra, definir? Elenque a sua principal meta e alinhe o seu treino com esses objetivos.

  • Conheça o seu corpo

Ninguém conhece melhor o seu corpo do que você mesma. Antes de começar o treino de musculação veja quais são as partes que você mais deseja mudar e foque nelas.

  • Dê atenção para a sua alimentação

A alimentação pré e pós-treino são fundamentais. Antes do treino invista em alimentos leves e saudáveis, enquanto no pós-treino os alimentos ricos em proteínas são mais recomendados.

  • Alinhe sua rotina com a frequência de treinos

Saiba que para atingir resultados não é preciso treinar todos os dias e nem passar três horas na semana. Não sobrecarregue a sua rotina, treinos de 1h a 1h30 trazem muitos resultados e podem ser realizados de 3 a 4 vezes na semana.

Tenha paciência, pois os resultados não são instantâneos

Essa questão é muito importante. Não adianta começar o treino de musculação e esperar os resultados logo nos dias seguintes.

O desenvolvimento corporal leva tempo. Treinar todos os dias na semana e carregar mais pesos do que o seu corpo efetivamente aguenta não fará com que os resultados apareçam.

Muito pelo contrário, além de prejudicar os resultados é muito possível que ocorram lesões, visto que os músculos não estão acostumados a sofrer tanto desgaste.

Respeite os seus limites e entenda que as atividades físicas tem um propósito muito maior que o estético: trazer qualidade de vida, saúde física e saúde mental.

Treino De Musculação

A importância do profissional no treino de musculação

Aquelas pessoas que nunca fizeram academia – e até mesmo aquelas que já realizaram, mas nunca se atentaram a isso – deve entender a importância de um bom profissional nesse momento.

O papel do educador físico vai muito além de passar o treino ideal para que os resultados sejam ótimos, é ele quem irá ensiná-lo a fazer todos os exercícios.

Talvez esse seja um dos passos mais fundamentais. Cada exercício tem a sua forma correta de ser realizado e qualquer desvio no posicionamento ideal pode ter sérias consequências.

Por isso é super importante encontrar uma academia que possua todos os equipamentos necessários e que conte com profissionais qualificados para passar o treino de musculação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here