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Alguns exercícios rápidos podem ajudar aqueles que estão com dores no joelho (algo muito comum hoje em dia). Apenas alguns minutos fazem a diferença, desde que os exercícios sejam feitos de forma correta.

As dores nas articulações eram atribuídas somente às pessoas mais velhas, mas, hoje, cada vez mais os jovens têm desenvolvidos tal desconforto – pelos mais diversos motivos.

Movimentar o corpo traz diversos benefícios e, dentre eles, o fortalecimento da região, fazendo com que as dores acabem.

5 exercícios rápidos para amenizar as dores no joelho

Há uma diversidade de exercícios rápidos que podem ser feitos para amenizar as dores nos joelhos. Com apenas 20 minutos de treino é possível trabalhar bem a região e, assim, diminuir as dores (podendo até mesmo eliminá-las).

  • Exercício de costas

Basta deitar de costas para o chão e subir os dois joelhos em um ângulo de 90º com os pés no chão, ou seja, eles ficarão dobrados. A seguir, basta esticar uma perna de cada vez, fazendo movimentos de ida e volta. Para cada joelho, repita 30 movimentos.

  • Exercício lateral

Para realizar esse exercício basta deitar de lado, apoiar a cabeça e levantar a perna que não estiver no chão. Faça um movimento de 70º a 90º, dependendo do seu nível de flexibilidade.

Podem ser realizados 20 movimentos. Depois é só virar do outro lado e trabalhar a outra perna.

  • Exercício lateral com a perna debaixo

A posição inicial é a mesma que o exercício anterior, no entanto, a perna a ser levantada é a que está encostada no chão. Faça o movimento vertical até onde conseguir por 20 vezes. Troque de lado e faça com a outra perna.

  • De barriga para baixo

Faça isso de preferência em algum colchonete para não machucar. Basta deitar de bruços e levantar no sentido vertical uma perna de cada vez. Cerca de 15 movimentos é o suficiente.

  • Exercícios de panturrilha

Exercícios de panturrilha também amenizam as dores no joelho, pois fortalecem a região e menos impacto é criado nas articulações. Esse exercício é o mais simples, só é preciso ficar de pé e fazer movimentos sucessivos na ponta do pé (movimento de elevação). Uma série com 30 movimentos é o recomendado.

Além dos exercícios rápidos: qual o motivo das dores?

Os exercícios rápidos trazem muitos resultados quando praticados com frequência, no entanto, é fundamental saber qual é o real motivo das dores no joelho.

Mesmo que os movimentos ajudem, não irá adiantar se a raiz do problema não for resolvida. Por exemplo, se as dores são decorrentes da posição em que você trabalha, não mudá-la fará com que as dores sejam persistentes.

Por isso é importante tentar identificar qual é a razão dos incômodos e tentar eliminá-la. Caso as dores não melhorem com os exercícios, é recomendado que seja realizada um consulta com ortopedista.

Bons profissionais são fundamentais

Mesmo que os exercícios citados anteriormente sejam de pequena complexidade, é fundamental que haja o acompanhamento de um profissional qualificado e habilitado.

Isto já é de suma importância em pessoas que não apresentam dores ou desconfortos, mas quando há esse tipo de problema o acompanhamento se torna ainda mais imprescindível.

Exercícios feitos de maneira incorreta podem, inclusive, se tornarem os precursores de dores nos joelhos e nas costas (algo muito comum em quem pratica exercício sem o acompanhamento dos professores).

Por isso, encontrar uma academia renomada que conte com bons profissionais, como a Pratique Fitness, é essencial. Isso também vale para uma rotina de exercícios rápidos para amenizar as dores no joelho.

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