A natação é uma das pouquíssimas atividades que são liberadas para os pequenos, mas será que a natação para bebês pode ser essencial para o seu desenvolvimento ou é puramente uma atividade de lazer?

Nós sabemos dos diversos benefícios das atividades físicas para os adultos e idosos, mas e se tratando de bebês? Será que apenas 15 minutos de aula (que é o tempo médio do exercício da natação) é suficiente para trazer algum resultado?

Muitos pais ficam se perguntando sobre a real necessidade de colocar um bebê tão novinho na natação (lembrando que entre seis e oito meses de idade as atividades já podem começar). Nesse artigo você vai descobrir o potencial da natação.

Natação para bebês pode ser essencial para a coordenação motora

A natação para bebês pode ser essencial no desenvolvimento da coordenação motora da criança.

Bebês não têm a habilidade da coordenação muito desenvolvida e a natação ajuda – e muito – a acelerar esse processo de forma muito natural.

O desenvolvimento da coordenação motora é notável, pois os exercícios de natação estimulam muito essa habilidade durante a aula.

Ajuda a melhorar a respiração

Nós, adultos, sabemos o quanto a respiração é importante e trabalhar o sistema respiratório é a chave para a saúde. Nós fazemos exercícios físicos de cárdio, mas como trabalhar a saúde respiratória de um bebê, que é tão frágil?

É aí que a natação para bebês pode ser essencial também! Os exercícios físicos, mesmo que pareçam de pequena intensidade, trabalham o sistema cardiorrespiratório.

Isso pode não ser notado pelos pais, mas a natação praticada por períodos longos irá melhorar a respiração e irá ajudar a desenvolver um sistema respiratório saudável (a criança será beneficiada por isso o resto da vida!).

Natação para bebês pode ser essencial para melhorar o apetite

Assim como a gente, os bebês também ficam com mais fome quando praticam atividades físicas.

Apenas quinze minutos de aula é o suficiente para gastar energias e, consequentemente, há a necessidade de repô-las. Se a mãe notar que o bebê está sentindo mais fome, é totalmente normal.

Mas ele vai engordar por conta disso? A tendência é não engordar, visto que a natação é uma atividade física e queima calorias.

Ajuda a ativar a circulação do sangue

A natação para bebês pode ser essencial no sistema circulatório do bebê. Isso é um ponto muito interessante, pois os bebês passam a maior parte do tempo dormindo e quando estão acordados não se movimentam muito.

A água tem a capacidade de trabalhar todo o sistema circulatório através da pressão que realiza sobre o corpo.

E, de quebra, a água também acalma o bebê, pois, essa mesmo pressão assemelha-se a uma massagem no corpo todo.

Contribui para o aumento da resistência muscular

Quando vamos à academia e trabalhamos os músculos a nossa massa muscular e resistência aumentam. Em 15 minutos o bebê consegue ser beneficiado dessa maneira? Sim!

A natação não deixa de ser uma atividade física e também irá trabalhar a musculatura do bebê.

O resultado? A tendência é que a criança aprenda a andar mais rápido, por exemplo, pois suas pernas estarão mais fortalecidas.

Fortalece a musculatura cardíaca

Assim como o sistema circulatório e respiratório, o sistema cardíaco também é beneficiado durante a natação. Essa tríade (sistemas respiratórios, cardíaco e circulatório) auxilia diretamente no desenvolvimento da criança.

Ou seja, se você tem dúvida sobre a eficácia da natação para bebês, pode ter certeza que a atividade traz resultados.

A natação para bebês pode ser essencial e traz muitos benefícios! Busque uma academia conceituada e que trabalhe com profissionais experientes, assim como a Pratique Fitness.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here