HomeAcademia Pratique FitnessAula De Taekwondo O Que É?

Aula De Taekwondo O Que É?

Você já se perguntou para fazer uma aula de Taekwondo o que é necessário? Como funciona? Quem pode fazer? Neste artigo você encontrará soluções para as suas dúvidas sobre essa, que é uma das lutas marciais mais populares do momento.

O Taekwondo é uma arte marcial surgida na Coreia, na década de 1940. Esta luta é resultante da mistura de artes marciais japonesas e chinesas com as lutas nativas da própria Coreia.

Principalmente depois de se ganhar o status de esporte olímpico, o Taekwondo tem tido muita procura. Consequentemente, se tornou muito fácil achar lugares para ter aulas de Taekwondo, no Brasil e no mundo.

Para se fazer aula de taekwondo o que é necessário?

Primeiramente, para se fazer aula de Taekwondo o que é necessário é ver se há lugares que ofereçam aulas de Taekwondo na sua cidade. O que não deve ser difícil, já que a luta se tornou muito popular ultimamente.

Além disso, é interessante verificar com o seu médico se você está em condições de praticar o esporte. Lesões ou doenças que afetem principalmente os ossos e juntas podem não só piorar o seu rendimento, como acabar se agravando.

Para a prática do esporte em si, são necessários equipamentos. Além do quimono, que é a vestimenta usada no esporte, são necessários capacetes, coletes, luvas e tornozeleiras, para fins de proteção.

Com essas condições atendidas, não há muito o que posso te impedir de fazer aulas de Taekwondo. Este esporte pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, sexo ou peso.

Benefícios do Taekwondo

  • Coordenação motora

Assim como outras lutas marciais, os movimentos do Taekwondo requerem muita coordenação motora, por alternar golpes e esquivas. Consequentemente, a prática do esporte melhora incrivelmente a coordenação motora do aluno.

  • Agilidade e reflexos

Para ser um bom lutador de Taekwondo, é necessário ser muito rápido e preciso. Por isso, com o passar do tempo, os praticantes da modalidade vão ficando cada vez mais ágeis e com os reflexos mais rápidos.

  • Força e musculatura

Uma das propriedades mais interessantes do Taekwondo é que além de treinar a agilidade e os reflexos, a luta também aumenta a sua força. Afinal, golpes fortes e precisos são a chave para vencer um adversário.

  • Memória

Essa arte marcial tem inúmeros tipos de golpes, esquivas e posições, que costumam ser treinados em sequências. Por isso, um dos resultados positivos de se treinar Taekwondo é uma melhoria na memória e na capacidade cognitiva.

  • Disciplina

Como é tradição na maioria das lutas marciais orientais, os ensinamentos são baseados em valores filosóficos. Como consequência, além de fortalecer a parte física, você também acaba treinando sua mente, para ter mais disciplina e foco.

  • Interação Social

Por ser um esporte de contato, o Taekwondo precisa ser treinado em grupo. Isso é um grande benefício pois, além de possibilitar que você conheça novas pessoas, também desenvolve o seu senso de comunidade e aprendizagem coletiva.

  • Defesa Pessoal

Apesar de ser muito perigoso usar técnicas de lutas marciais fora dos espaços de treino. O taekwondo ensina, de fato, técnicas de defesa pessoal, que podem vir a ser úteis em determinadas situações.

Vale a pena fazer aulas de Taekwondo?

Como você pôde conferir no artigo, o Taekwondo traz vários benefícios para o corpo e para a mente. Portanto, é uma ótima escolha dentro das inúmeras lutas marciais que se podem praticar hoje em dia.

Se você estiva à procura de uma atividade física que explore os limites da sua mente do seu corpo, e não sabia uma aula de Taekwondo o que é, agora sabe que essa arte marcial é uma ótima opção para você!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS